Os puxadores e maçanetas são apenas detalhes, mas que fazem toda a diferença quando bem escolhidos. Em portas principais, por exemplo, elas podem fazer toda a diferença na decoração e devem harmonizar com o restante do ambiente, por isso cada vez mais são previstos em projetos de casas e construções já nas elevações da fachada, especificadas em projeto, para garantir um projeto mais bonito e elegante.
Conteúdo
Tipos de Maçanetas mais comuns
Os modelos mais tradicionais são os de alavanca ou bola (globo ou oval). Este último é utilizado principalmente onde há crianças ou cachorros, pois para a abertura completa da porta é necessário girar todo o aparato, dificultando a abertura, diferentemente da de alavanca, que é retilínea e fácil de abrir. Além disso, esses modelos possuem como uma vantagem essencial a maior resistência da peça, levando em conta a própria geometria do produto.
O outro tipo mais utilizado em projetos ainda é a alavanca. A vantagem essencial desse modelo de maçaneta ainda é o seu preço, principalmente nos modelos mais simples, que costumam ser o melhor custo/benefício. Cuidado porém, com o material com a qual é feita a alavanca do trico: materiais com pouca elasticidade – como por exemplo, o ferro fundido – podem se partir, quebrando o trinco com muito tempo de uso.
Os materiais mais comuns com que as maçanetas são feitas incluem o alumínio, o aço inox e o zalmac, que une zinco, cobre, alumínio e magnésio. Desses materiais o que sai mais em conta é o zalmac. Entretanto ele não é o melhor material para regiões de maresia, podendo, nesse, caso, oxidar rapidamente.
Como harmonizar maçanetas e puxadores
Maçanetas antigas denunciam a idade da casa. Reformar o ambiente e manter os puxadores acaba por diminuir o efeito da reforma. Para não errar, o interessante é substituir as peças por novas, de acordo com o estilo do lugar. Para substituir é necessário medir com cuidado se o novo kit com o trico vai servir na porta antiga. Ele precisa cobrir toda a marca da peça anterior. Além disso, seu sistema de trancas deve funcionar normalmente.
Procure utilizar modelos mais clássicos se a casa tiver padrões vintage. Já para espaços mais modernos, os designs retos e sem desenhos cairão melhor. Vale lembrar que as tendências não mudam muito nesse quesito, podendo levar anos até que o próximo design conquiste o mercado. Mas uma coisa é certa: quanto mais clássica e menos rebuscada for a maçaneta, mais tempo poderá ser utilizada.
Modelos de Puxadores
Os puxadores, por sua vez, são mais utilizados em portas pivotantes e de correr e não precisam de um mecanismo de movimentação como as maçanetas. Os modelos também são bem variados, podendo ter dimensões e comprimentos diferentes.
Durabilidade média da maçaneta e preços
A durabilidade da maçaneta é variável, de acordo com sua marca e fabricante. Entretanto, a ABNT tem padrões para usos leves (casas), médios (escritórios) e intensos (hospitais, escolas). As portas residenciais são consideradas de uso leve, e o trinco deve suportar no mínimo 35 mil acionamentos sem apresentar defeito.
As especificações de cada produto devem vir impressas em sua embalagem. Geralmente quando se compra o kit cada um desses detalhes costuma vir na caixa do mesmo ou em um folder explicativo. Alguns fabricantes de maçanetas costumam dar ótimas garantias que podem se estender por até 10 anos.
Os preços médios variam bastante. O kit com maçaneta e fechadura costuma sair mais caro do que apenas o acessório. O valor pode ir de R$23,00 a R$330,00; materiais exóticos e mais suntuosos podem fazer com o produto tenha o preço ainda mais elevado. Sempre pesquise antes de se decidir e, claro, escolha de acordo com seu orçamento e estilos pessoais.
Quero comprar 8 puxadores antigos, como faço? ? site de vocês não apresenta um form a de compra.
Nosso site só exibe informações, não vendemos diretamente produtos.
Vocês poderiam fazer a gentileza de me fornecer o nome do fabricante do puxador vertical da porta de madeira, em pé direito duplo, exposta nesta página.