Ter um lugar para guardar mantimentos e outras coisas relacionadas à cozinha pode parecer um luxo em tempos de casas e apartamentos cada vez menores. Entretanto, a despensa é primordial para manter a aparência organizada e otimizar o espaço da cozinha, além de separar comidas, bebidas e temperos que não são utilizados no dia a dia, trazendo para a bancada apenas o que vai ser usado no dia. Por isso e muito importante planejar bem esse espaço, para otimizá-lo e torná-lo mas funcional, mas também mais agradável a prazeroso, não apenas um canto escuro da casa.
Projetos para despensa residencial
A boa notícia é que mesmo os projetos mais apertados de planta podem abrigar uma despensa. Ela não precisa necessariamente ser um cômodo grande: bons armários (embutidos ou não) dão conta do recado. Alguns apartamentos são vendidos, inclusive, com pequenas repartições atrás de portas que permitem o uso do local como despensa.
A despensa deve ficar localizada num local arejado (nada de quartinhos abafados e sem iluminação!), portanto instale prateleiras e gavetas em locais bem claros e fáceis de manter a limpeza e a organização.
Para armários de correr, conte com o trabalho de lojas especializadas em moveis planejados. Eles podem instalar uma despensa pequena, mas bastante funcional dentro da sua própria cozinha, encaixando o móvel no espaço disponível, “escondendo-o” quando você não precisar buscar nenhum ingrediente por lá.
Para um projeto mais simples, você mesmo pode montar sua despensa, adquirindo nichos, prateleiras e gavetas de encaixe. Esse tipo de material permite que você compre de acordo com suas necessidades e vá acrescentando mais com o tempo, conforme for preciso.
Acessórios de despensa
Em qualquer tipo de despensa, e para manter tudo organizado e separado de acordo com sua função, peso e tamanho, conte com a ajuda de acessórios como caixas, suportes de metal, potes herméticos, gavetas, cestos e etiquetas. Estas últimas são primordiais para que você saiba há quanto tempo o produto foi comprado, validade, etc.
Decorando a despensa
Não é porque o local é apenas usado para guardar coisas que a despensa não precise de um toque decorativo. Invista em boas idéias como potes de vidro com tampas decoradas com tecidos, fitas e até mesmo pequenos puxadores feitos de biscuit.
Outra maneira bacana de decorar a despensa é cobrir paredes, fundos e prateleiras com papel contact: as estampas vão lembrar papel de parede e o local fica muito mais animado. Além de impermeável, o contact permite que a limpeza seja feita normalmente. A praticidade fica por conta do fato de que, se você enjoar da estampa, basta trocar por outra.
Comentários