Alicerce – Fundação rasa para casas e alicerces

Os alicerces são parte fundamental numa construção: a base que distribuirá a carga da casa pelo terreno e possibilitará sua construção segura. Mesmo assim pouco se sabe ou se repara a respeito dele, visto que, após o término de uma obra, ele fica “invisível”; sem ele, porém, é impossível erguer com segurança uma construção. Basicamente, um alicerce é feito com cordões de concreto e ferro, que servirão como base para as paredes e colunas da obra, no nível do solo; porém, é preciso ter em mente que o alicerce não é algo simples de se fazer. Envolve cálculos e estudo e muito planejamento.

Alicerce armado - Sapatas

Alicerce armado – Sapatas

alicerce ou sapata

Esquema comparativo da fundação com alicerce, à esquerda, e a sapata corrida armada, à direita.

A largura dos alicerces depende do tipo de tijolo utilizado na construção, se forem iguais, a malha de ferro será um pouco menor. As malhas, por sua vez, podem ser feitas todas de uma vez só na área a ser construída, ou por etapas, obedecendo a linhas demarcadas.

Impermeabilização dos alicerces

A água do solo pode subir pelas paredes, descascando a pintura e soltando o reboco, além de possibilitar o aparecimento do mofo. Por isso, é importante capear o alicerce com argamassa impermeável e cimento. Para sua argamassa ficar impermeável, é necessário a adição de algum aditivo impermeabilizante, como o Vedacit, por exemplo. A espessura recomendada é de 1,5 cm, descendo mais 15 cm nas laterais. Todos os tijolos até a terceira fiada acima do solo também devem ser assentados com essa argamassa.

Outra opção é após fazer o alicerce e capeá-lo com uma manta asfáltica ou de piche. É possível comprar o impermeabilizante asfáltico, na maioria das lojas de construções, mas lembre-se que devem ser seguidas as especificações de aplicação corretamente: não adianta tentar ser econômico e aplicar uma camada mais fina de impermeabilizante e depois sofrer com problemas de infiltração de umidade.

Alicerce impermeabilizado com manta asfáltica, evitando a incidência da temida umidade capilar, que desmancha os rebocos.

Alicerce impermeabilizado com manta asfáltica, evitando a incidência da temida umidade capilar, que desmancha os rebocos.

Alicerce de grandes construções

O ideal é que o alicerce seja feito sobre um terreno resistente e que não se deforme com o peso do edifício. No caso de o solo rígido estar a muitos metros do chão, é necessário fazer uma fundação profunda. Ou seja: cavar, literalmente, o solo, para que o sobrado, ou prédio ou construção fique segura. Prédios de até médio porte podem ser suportados por fundações rasas, como as sapatas de fundação, mas tudo vai depender do aval do seu engenheiro ou responsável pelo seu projeto de fundações.  Fundações do tipo alicerce simples, como os usados em residências e sobrados, entretanto, estão descartados em prédios de maiores proporções.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Comentários