Assoalho de Madeira – Revestimento de pisos natural

Diferentemente dos outros pisos, o assoalho é composto por tábuas maciças e corridas – de comprimentos variados – que apresentam um lado “macho” e outro “fêmea”, encaixando uma tábua na outra dando solidez e durabilidade. Além disso, as tábuas podem ser parafusadas ou pregadas. É possível encontrar diversos tipos de madeira, como o jatobá (varia entre vermelho e castanho), pau-marfim (varia entre o branco-palha e o amarelo-pálido), sucupira, garapeira, ipê (varia entre pardo e castanho até tons esverdeados e amarelados), tauari, maçaranduba, entre outros.

assoalho tradicional de madeira envernizada

assoalho tradicional de madeira envernizada

Escolhendo o assoalho de madeira perfeito

As madeiras mais claras costumam ser usadas em ambientes com uma aparência mais casual, e as escuras em locais mais formais e clássicos. A madeira maciça dá um aspecto rústico ao revestimento. Embora exista a opção de madeira de demolição no mercado, ela não tem qualidade suficiente para um bom revestimento, pois para isso é necessário que a madeira seja compacta, dura e resistente.

De fato, o assoalho de madeira é um tipo de revestimento mais barato, mas há que estar atento a manutenção das tábuas instaladas, principalmente com a umidade, que pode danificar o piso. Assim como a corrosão ou o surgimento de cupins, que são sinais de desgaste e efeitos do tempo. Dica: raspagem e calefação (ação de aquecer) dão ao solo um visual brilhoso e resistente. O valor do piso varia muito de empresa para empresa, mas geralmente é comercializado a partir dos R$ 70,00. Há também quem venda por unidade.

A escolha da madeira não é uma questão aleatória. Deve-se levar em consideração pontos importantes como reconhecer que é um produto ecologicamente correto, natural, além de renovável e reciclável. A durabilidade e o conforto térmico também contam pontos. Se bem instalado, o piso pode durar até 35 anos, obviamente, com os devidos cuidados: para limpá-lo basta um pano úmido. Deve ser impermeabilizado e bem envernizado, caso contrário, o piso pode ficar com riscos de calçados. Após alguns anos de uso, é necessário um novo lixamento e a aplicação de uma nova camada de proteção.

assoalho de madeira escura

assoalho de madeira escura

Dicas com o piso de madeira

Para deixar o assoalho com um “ar” mais despojado, existem técnicas que deixam a madeira parecer mais branca aplicando uma decapagem (operação que faz a camada de óxido ou tinta que a reveste) ou deixar o piso com “ar” envelhecido. Pode-se também estender o assoalho de madeira em escadas, e fazer o revestimento dos patamares com o material, mantendo o ar de continuidade do ambiente.

Há uma opção mais cara que é o assoalho de madeira maciça. Como ela dá uma sensação de conforto pode ser usada, preferencialmente, na sala de estar, sala de jantar e quarto. A instalação requer um contrapiso rebaixado (recomendam-se dois centímetros) e a madeira deve receber uma proteção à base de solvente ou água, com efeito fosco ou brilhante. Lembre-se sempre de verificar sua origem, pois é necessário que o produto passe por um processo de secagem apurado e deve vir com certificado.

assoalho de madeira em escada, combinando com piso de ambientes

assoalho de madeira em escada, combinando com piso de ambientes

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

One Response - Add Comment

Comentários