Cabo Coaxial – Instalações de TV



O cabo coaxial é utilizado para conduzir sinais em ligações de radiofrequência, comumente utilizado em instalações de TV a cabo e em redes de telecomunicações. Também é instalado junto a conexões de receptores e antenas, mesas de computadores, além de servir como ligação de áudio em instalações de rádio.

Ele não é um fio único, isolado, e sim composto por camadas:

  • um núcleo interno  de fio de cobre que serve como  condutor;
  • camada isolante que envolve o fio interno, camada de metal fino que protege o núcleo e o isolante;
  • por último, uma cobertura de plástico, geralmente branca ou preta, que é a parte exterior e visível do fio.
Cabo coaxial

Cabo coaxial em rolo

O ideal é que o núcleo seja de cobre nu, mas também existem cabos de aço, apenas cobertos com uma fina camada de cobre. A malha de metal fino é responsável por barrar interferências externas, diminuindo o risco de ruídos.

Funcionando, um cabo coaxial faz a transmissão por meio do fenômeno de IEM (interferência eletromagnética), também utilizada nas transmissões telefônicas de celulares.

Tipos de Cabo Coaxial

Esse tipo de cabo é vendido por metragem, com espessura maior que a de um fio comum, por isso acaba sendo colocado em dutos diferentes da fiação elétrica, para não ocupar muito espaço nos eletrodutos de tomadas e iluminação. Ainda assim é maleável e resistente, graças às suas camadas de blindagem, e a transmissão de dados se dá de maneira excelente, mesmo em longas distâncias. O ideal é que os dutos de passagem desses cabos já estejam previstos em projeto, pois se eles aparecerem na parede, podem acabar se tornando um elemento estranho à decoração de apartamentos, salas e quartos.

Existem dois tipos principais de cabo coaxial, sendo um mais fino (10base2), também conhecido como cabo coaxial de rede, e um mais grosso (10base5), menos utilizado atualmente. O cabo coaxial do tipo 10base2, também denominado thinnet (thin= fino), é bastante flexível, utilizado em redes do padrão Ethernet, transmitindo numa distância máxima de 185 metros, se não tiver nenhum tipo de conector. Para conectar vários computadores em uma rede longa, é necessário um adaptador, uma espécie de conector em T que liga o cabo aos computadores. Com o advento de novas tecnologias, porém, como a rede sem fio (wireless), seu uso tem diminuído consideravelmente, visto que os computadores podem ser conectados entre si em rede sem o auxílio de um cabo. Ainda assim, seu uso domiciliar continua em alta, em ligações simples de home office, por exemplo.

Já o cabo do tipo 10Base5 é mais grosso, sendo mais utilizado com conectores tipo N. Foi utilizado em grande escala em instalações das últimas décadas. Tem custo mais elevado e é menos maleável que o 10Base2, por isso, atualmente não tem sido muito vendido.

Existem outros tipos de cabos coaxiais, sendo cada um utilizado para um fim específico. Para instalações de antenas de TVs não são necessariamente os mesmos. A nomenclatura varia de acordo com o uso. Antes de qualquer instalação, é bom fazer uma consulta para descobrir que cabo é o correto a ser utilizado.

Composição do cabo coaxial

Composição do cabo coaxial

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários