O basalto – do francês basaltes é uma rocha de granulação fina, geralmente de cor acinzentada escura e pertence ao grupo das rochas ígneas, ou seja, é diretamente derivada da consolidação e esfriamento do magma vulcânico derretido. Ela é tida como rocha ígnea extrusiva, pois sua consolidação se dá sobre a superfície terrestre. O granito e o diorito também são exemplos de rochas desse tipo. Também conhecido como “pedra-ferro”, o basalto é considerado a pedra mais abundante sobre a superfície da terra e, no Brasil, é encontrado principalmente na região sul do país. Por sua rigidez e resistência, é muito utilizado na construção civil há muito tempo. Quanto à sua coloração, também é possível que apresente cor ligeiramente esverdeada (pequenos vestígios vítreos, resultados da consolidação), devido aos minerais que o compõem (olivinas e piroxenas).

Basalto de diversas texturas, extraído de Nova Prata – RS
Existem ainda outros usos interessantes para o basalto: em sessões de massagem com pedras quentes e em peças artesanais como jarros e esculturas, por exemplo. Além disso, há quem adicione pequenas rochas em aquários para equilíbrio do PH da água, importante para algumas espécies de peixes e também se utiliza pó de basalto na agricultura.
Basalto na Construção Civil
Nesse ramo, seus usos incluem: construção e acabamento de casa, na estrutura e revestimento de paredes exteriores como pedra decorativa, pavimentação de calçadas, escadas e até mesmo construção de diques em chácaras, sítios. Com relação ao uso na construção e acabamento de residências, o efeito da pavimentação com basalto fica muito bonito e resiste por longos anos, indiferente a ações naturais externas. Existem vários formatos diferentes, já que as empresas disponibilizam as peças pré-moldadas. A maneira de dispor as peças também é variada, podendo formar “desenhos” geométricos ou apenas linhas e colunas intercaladas entre si. A coloração também pode ser escolhida de acordo com o efeito que se deseja alcançar.

parede de basalto com rejunte branco, muito popular nas décadas de 80 e 90 na construção civil
Uma das vantagens da aplicação do basalto nas paredes, principalmente nas regiões mais friasdo país é a grande inércia térmica fornecida pela pedra, isto é, a pedra consegue absorver o calor durante o dia, e liberá-lo durante a noite, evitando assim dias muito quentes e noites muito frias.
Entre as versões mais vendidas, as peças lineares de cor natural cinza com cantos pré-entalhados são as mais utilizadas para revestimento de calçadas residenciais. Já as peças na cor “ferrugem” podem ser utilizadas em residências com ar mais campestre e estilo rústico, já que sua cor marrom combina bem com esse tipo de estilo, além de combinar com extruturas de madeiras como decks e portas de madeira. Também é possível revestir apenas a área externa da chaminé, mantendo o restante da residência em sua cor normal.

Muro feito em pedras de basalto.
O basalto rosa pode quando utilizado nas paredes exteriores, dá a impressão de “tijolinho”. É comum que seja utilizado em vedações externas de residências bem como na confecção de muros de divisas, devida a sua aparência sofisticadas e de grande resistência. Além disso, as peças de basalto preto podem ser utilizadas para formatar calçadas calçadas. Em formatos de pequenos cubos, podem revestir caminhos até a porta de entrada pelo jardim, ou até a piscina. Pode também formar placas para serem utilizadas como piso na intalação de pisos elevados.

calçada de basalto
Achei mais utilidades de que eu conhecia antes, eu só conhecia uso para calçadas.
Qual o preço médio dessas utilidades do Basalto?