Casas pré fabricadas: agilidade e sustentabilidade em sua obra



Todo mundo sonha com a casa própria. Mas para realizar esse sonho, muita gente opta por construir do zero ao invés de ponderara sobre casas pré fabricadas. Aí começa a correria: pesquisar o melhor preço nas casas de material de construção, ver mão de obra, enfim… Mas hoje o mercado disponibiliza materiais inovadores, os chamados pré-fabricados: são lajes, blocos já pré-prontos de cerâmica ou concreto, necessitando apenas de aplicação, que facilitam e otimizam o tempo da sua  construção.

Construção de casas pré fabricadas em andamento

Projeto em execução de casa pré fabricada

 Conhecendo as casas pré fabricadas

Ainda desconhecida por grande parte da população, mas já utilizadas em habitações para segmentos de baixa renda, as casas pré-fabricadas estão cada vez mais conseguindo espaço no mercado de construção. Tornaram-se ótimas opções de investimento por saírem mais baratas que as convencionais e ter o acabamento mais rápido. Elas não vêm completamente prontas e permitem a personalização do projeto, sendo flexíveis quanto ao tamanho, valor e utilização de materiais.

casa pré fabricada em obras

casa pré fabricada em obras

Durante alguns anos, os profissionais da construção civil (engenheiros, arquitetos) têm repensado a respeito da forma de construir com materiais de boa qualidade,que aliam sustentabilidade, praticidade e baixo custo, sem comprometer a qualidade, como é o caso de existem algumas inovações na construção civil, como materiais que são confeccionados em isopor (no caso de algumas lajes pré-moldadas), cerâmica estrutural (a exemplo de blocos e telhas) e até mesmo material reciclável como garrafas PET (existem pelo Brasil diversos projetos sustentáveis, que visam pesquisar e produzir produtos de baixo custo, resistência e durabilidade que venham dar suporte à engenharia e construção civil, ainda que alguns destes estejam em caráter experimental ou fase de testes nos laboratórios das universidades).

As lajes pré-moldadas, por exemplo, são uma boa opção para quem quer finalizar a construção sem ter que onerar muito, ganhando tempo, é possível pensar em outros setores da casa (rede elétrica, esgotamento, distribuição de água, encanamentos, revestimento, acabamento, dentre outros.) além de praticidade e tempo, uma casa pré-fabricada é bastante segura, e é um investimento para quem não pode esperar muito para ter uma casa pronta. Uma coisa que é fundamental é planejar: colocar na ponta do lápis todos os gastos a curto e longo prazo, cálculos de tempo e quantidade de material, espaço a ser construído, assim evitam-se gastos desnecessários, desperdícios e futuros transtornos. Desta forma, você realizará o sonho da casa própria com conforto e tranquilidade, sem estourar o seu orçamento.

Podem ser lajes, pavimentos, muros, casas de alvenaria, casas de madeira e casas pré-moldadas, que são feitas com blocos de concreto e tem o acabamento e madeira. O custo é acessível, assim é possível construir sua casa em menos tempo, sem com isso perder de vista a qualidade e segurança. Vale lembrar que mesmo em construções de blocos estruturais, é necessário pontos de graute, onde se criam pilares e vigas internamente aos blocos de concreto armado.

Projeto de casas pré fabricadas

É de suma importância analisar o terreno e o solo, antes de ser erguer o imóvel, pois cada local precisa de um tratamento único. Em alguns casos, a preparação da fundação, seja ela uma fundação em radiê – camada sólida de cimento –  ou um simples alicerce, sobre a qual se erguerá uma construção, pode encarecer o projeto.

modelo de casa pré fabricada

modelo de casa pré fabricada

O valor da obra dependerá do tamanho da planta e dos materiais (por exemplo, alvenaria estrutural, alvenaria convencional, madeira etc.) que serão utilizados. Geralmente, as pré-fabricadas custam até 40% menos que as tradicionais. Os tipos mais conhecidos são:

  • Casas manufaturadas (ou pré-moldadas) que são construídas numa moldura de aço deslocável, chamadas de chassis (base, suporte ou armação para dar sustentação) e que são usadas tanto no transporte como na fixação definitiva das casas. São consideradas relativamente baratas devido à sua construção em linha de montagem. Além disso, necessitam da ligação e da instalação entre as divisões e o seu isolamento;
  • Casas modulares já são de custo mais alto (materiais mais caros e maiores), assim como a alta qualidade que apresenta. Consistem em unidades ou módulos construídos numa fábrica e posteriormente montados no local. Oferecem a opção de personalização, como uso de bancas em mármores ou diferentes tipos de chão. Esses tipos de casas não usam molduras de ferro, mas vigas de madeira com postes em metal para suporte, permitindo também mais de um andar. Existem dois tipos de casas modulares: a painelizada e a pré-cortada. A primeira é construída na fábrica e é transportada até o local, já a pré-cortada possui unidades separadas e é montada no próprio local, com estrutura e ordem definidas.

Vantagens de casas pré fabricadas

A praticidade de uma casa pré-fabricada já se inicia com a apresentação do projeto pronto feita pela empresa contratada pelo cliente. O cliente pode personalizar a propriedade de acordo com suas necessidades, assim como a participação na escolha do piso, do forro, da pintura, entre tantos outros itens. Há também a opção da casa ser feita em alvenaria ou madeira, sendo que o prazo de entrega da madeira é menor. Mas seu custo é um pouco mais elevado, pois em determinados cômodos que apresentam alto grau de umidade (como o banheiro), usam-se tijolos e cimento.

casa pré fabricada de madeira

casa pré fabricada de madeira

A entrega de uma casa pré-fabricada, depois de tudo pronto, geralmente demora entre 20 a 30 dias, quando não há interferência de fatores climáticos (como as chuvas, por exemplo), enquanto a tradicional demoraria até dois ou três meses.

É bom estar sempre atento às novidades e inovações que surgem no mercado, bem como buscar sempre a orientação de profissionais devidamente qualificados para que você possa. Ter o proveito máximo do seu empreendimento.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

26 Comments - Add Comment

Comentários