Como conservar a madeira para resistir ao tempo

Para os amantes do estilo clássico, a madeira é a melhor pedida, sem dúvida. Porém, ao escolhê-la – seja para um revestimento de piso, compor a mobília ou outros destinos – deve se atentar para a sua conservação. Sua correta manutenção garante longa vida e durabilidade. Sempre que construir um projeto ou construção  civil, consulte o profissional responsável técnico sobre as técnicas de conservação apropriadas para aquele projeto específico, uma vez que diferentes tipos de madeira, ou mesmo a maneira como ela é empregada no projeto podem alterar a sua durabilidade, aumentando ou reduzindo sua durabilidade.

Dicas de como conservar a madeira

Dicas de como conservar a madeira

Cuidados gerais com a madeira

Nunca é demais lembrar, mas o principal cuidado que se pode ter com a madeira é manter a sua pintura em dia. a pintura cria uma camada resistente e impermeável que evita os efeitos da umidade e a incidência de pragas no interior das peças de madeira. Em geral, considera-se que a madeira tenha uma vida útil de no máximo 5 anos até precisar de uma repintura, afinal, com o passar doo tempo, as camadas da tinta acabam perdendo suas capacidade selantes, sendo então necessária uma nova pintura para a madeira.

pintura da madeira

a pintura regular é um cuidado fundamental para prolongar a vida útil da madeira

Para verniz, o cuidado é maior. Os vernizes para madeira costumam ter uma menor durabilidade quando expostos ao sol e a chuva,como no caso de vedações em madeira. Ao contrário da madeira, os sintomas do desgaste do verniz são muito mais claros: ele simplesmente começará a descascar. Ao menor sinal deste fenômeno providencie uma repintura, para garantir a durabilidade da peça.

Limpeza de peças em madeira

Sempre que possível, mantenha itens de madeira protegidos de intempéries (chuva, sol, vento) para que não causem deformações físicas, como perda da cor original, fibras danificadas, ressecamento, entre outros. A madeira é um material que pode inchar com água, que contribui na sua deterioração, bem como para a criação de limo em sua superfície. Por isso, limpar diariamente com panos secos, aspirador, vassouras de pelo ajudam a preservá-la, pois assim evitará que se acumule pó. Espanador não é a melhor opção, pois “espalha” a poeira no ar, o que não adiantaria muito na limpeza. Até pano úmido pode remover o rejunte das tábuas, então, quanto menos umidade, melhor.

Materiais que podem ser nocivos para a conservação da madeira  incluem álcool, palhas de aço, materiais abrasivos, pois produzem desgaste por atrito, solventes como acetona ou tíner, querosene, entre outros, pois o verniz de acabamento da madeira certamente irá estragar (o verniz tem que ser reforçado pelo menos a cada dois anos, caso contrário, acaba se decompondo). Procure sempre manter a temperatura e umidade do ambiente estáveis. Se optar colocar móveis sobre o piso de madeira, coloque feltro e/ou borracha para evitar marcas e não arrastá-los sem proteção. Assim como usar calçados que possuam metal ou pregos em sua base (o salto fino usado pelas mulheres é um dos grandes vilões da madeira). Uma boa dica é usar tapetes onde houver maior fluxo de tráfego.

Conservação de pisos de madeira

Pisos de madeira são divididos em madeira natural e laminados (tacos ou parquês, carpetes, assoalhos).  Não passar nenhum produto químico. Os laminados são protegidos por uma resina melamínica (material plástico termorrígido e resistente). Panos úmidos já são o suficiente para sua conservação. Não usar silicone ou produtos à base de cera, pois forma uma película gordurosa na superfície, causando aparecimento de manchas (principalmente manchas escuras nas madeiras mais claras). Nem usar cadeiras com rodinhas, pois riscam a película protetora tanto da madeira natural quanto a superfície dos laminados.

Conservação de esquadrias de madeira

Se perceber que está com dificuldades de abrir e/ou fechar a porta de madeira, verifique o que está acontecendo, pois esse é um sinal de presença de umidade. Não bata portas, pois elas podem empenar. O ideal no caso de esquadrias emperrando é lixar os pontos em que as peças não estão correndo direito para diminuir o atrito, facilitando o correr das peças.

O Óleo de Peroba, como é popularmente conhecido, e que na verdade é uma marca registrada de lustra-móveis, ajuda a hidratar, lustrar e proteger a madeira, além de dar brilho. Cera incolor conserva a madeira e não agride sua superfície. Proteger móveis com capas de plástico ou outros materiais também contribuem para dar longevidade à madeira. É possível encontrar essas capas em lojas do ramo e até em supermercados.

Pragas gerais que atacam a madeira

Pragas como fungos, cupins, insetos, brocas (besouros solitários) causam grandes estragos na madeira. Os fungos aparecem depois da madeira muito tempo exposta ao sol ou na chuva (alta umidade e calor). Além disso, causa horríveis crises alérgicas. Por isso, coloque sempre verniz (que geralmente vem como feitos fungicidas (substância destinada ao combate desses micro-organismos) e inseticidas (que serve para matar insetos)). Os besouros atacam em grupos enormes, desde objetos de madeira e móveis até livros e molduras. A presença deles é facilmente percebida quando há pó próximo aos buraquinhos que eles fazem. Há produtos no mercado que você passa na madeira que não deixam eles entrarem. Se perceber buracos, injete cuidadosamente o produto e passe por toda a madeira. Se em uma semana não tiver nenhum resultado, aplique novamente o produto. O cupim também deixa pó embaixo do local que furou, mas diferentemente dos besouros, eles vão destruindo por dentro, deixando-a oca; então quando você perceber esse pó pode ser tarde demais.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Comentários