Iluminação natural em residências

O aumento da iluminação natural em residências, além de torná-la mais agradável, pode ajudar você a economizar eletricidade, diminuir a fadiga ocular e se sentir melhor fisicamente e psicologicamente. Confira algumas maneiras de melhorar a iluminação natural de sua casa e viver um novo clima fresco e leve em sua residência:

Como melhorar a iluminação natural de sua casa

1. Maximize a luz das janelas existentes. Puxe as cortinas durante o dia. Não bloqueie a luz da janela com móveis na frente ou perto dos lados (especialmente, evite móveis espessos e escuros próximos de uma janela).

2. Use cores brancas ou claras em todo o espaço para refletir a luz natural que vem de fora. A mobília branca e bege claro ganha mais iluminação.

Iluminação natural: Cores claras ajudam na iluminação do ambiente

Iluminação natural: Cores claras ajudam na iluminação do ambiente

3. Utilize espelhos em frente a uma janela para refletir a luz em diferentes partes da sala. Mas lembre-se de experimentar as diferentes posições antes de instalar qualquer coisa permanentemente. Você pode instalar azulejos espelhados em uma parede inteira para ganhar um olhar vivo e interessante no ambiente – este é especialmente útil para pequenas salas.

4. Altere uma porta exterior sólida para uma com janela. Existem muitas opções disponíveis em lojas de construção, incluindo portas de vidro de alta segurança, que podem satisfazer suas necessidades, dependendo do seu orçamento, segurança e gostos.

5. Instale uma nova janela. Novas janelas podem obter por si mesmas ganho de calor e luz do sol, principalmente se estiverem na direção certa de uma sala. Faça também uma pesquisa sobre a viabilidade de aquecedor solar passivo em sua casa.

Iluminação natural: Banheiro com entrada para luz solar no teto

Iluminação natural: Banheiro com entrada para luz solar no teto

6. Opte por portas deslizantes de vidro, que são uma ótima maneira para abrir uma sala com luz, principalmente se você tiver uma bela vista (quintal, cenário, deck ou pátio) para olhar para fora. Você pode substituir uma janela regular com portas de vidro deslizantes ou escolher modelos que tenham algum tipo de abertura no meio para a entrada de luz natural. Trata-se de uma outra possível maneira de ganhar claridade para dentro do ambiente.

Iluminação natural: Porta deslizante

Iluminação natural: Porta deslizante

7. Você pode considerar a instalação de uma claraboia. As claraboias são excelentes para refletir a luz através de uma pequena abertura no telhado e exigem custos de instalação menores.

Iluminação natural: Claraboia

Iluminação natural: Claraboia

Dicas de Iluminação natural em residências

– As janelas no lado oeste de edifícios trazem uma grande quantidade de calor para sua casa. Você pode evitar que esse calor entre em sua residência aplicando adesivos (plásticos filme) de tons isolados nos vidros das janelas e/ou plantar plantas do lado de fora da janela (que são resistentes ao calo e ao sol).

Iluminação natural: Janela projetada para aproveitar o máximo a luz do sol

Iluminação natural: Janela projetada para aproveitar o máximo a luz do sol

– Se você quer ganhar luz e claridade para sua casa, mas está preocupado com a privacidade, opte pelos vidros branco fosco na janela e os espaços das portas. Isso vai permitir que a luz entre sem que ninguém veja o que há por dentro.

– Muitas vezes, as janelas podem levar ar frio para dentro de casa durante o inverno. Se o calor para você é uma prioridade, obtenha janelas altamente isoladas ou que utilizam tons escuros. Você também pode instalar cortinas bloqueadoras de ventos.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Comentários