Luminárias Pendentes – De teto, mesa e muito mais



Hoje em dia é cada vez mais comum a presença de objetos que ajudam a decorar e que são uteis ao mesmo tempo. São aqueles objetos especiais que deixam a casa muito mais bonita, mas que possuem função prática e realmente estão ali para serem utilizados, de certa forma. Podemos dizer que as luminárias pendentes se encaixam perfeitamente nessa categoria de utilidades que embelezam: basta dar uma olhada rápida no mercado do ramo e descobrir uma infinidade de modelos lindos, perfeitos para todo e qualquer tipo de estilo ou decoração.

luminárias pendentes coloridas

O mercado hoje possui as mais diversas formas de luminárias pendentes, para todos os tipos de decorações imagináveis

Porque escolher luminárias pendentes

As luminárias surgiram como opção aos lustres para sala. As pessoas que não queriam simplesmente um ponto de luz, mas que não dispunham de orçamento ou espaço suficiente para instalar um lustre de grande porte acabaram por optar pelas luminárias, que surgiram para dar charme e beleza ao ponto de iluminação elétrica de um cômodo.

Com o tempo ganharam designs e modelos próprios, o que tornou a escolha ainda mais legal, possibilitando diversas composições para cada estilo de casa.

As luminárias de teto podem ter vários formatos e tamanhos diferentes. Tudo depende do tamanho do cômodo e da harmonização com outros móveis.

Luminárias de inox pendentes, ideais para uma decoração de casa moderna

Luminárias de inox pendentes, ideais para uma decoração de casa moderna

Pendentes para mesa da sala - luminárias para a sala de jantar amplos e convidativos

Pendentes para mesa da sala – luminárias para a sala de jantar amplos e convidativos

Luminária de reciclagem pendente com vidros reaproveitados para ares de decoração na sala

Luminária de reciclagem pendente com vidros reaproveitados para ares de decoração na sala

Luminárias pendentes com uso de materiais naturais tambémsão uma ideia bastante contemporânea de integrar a iluminação ao ecodesign

Luminárias pendentes com uso de materiais naturais também são uma ideia bastante contemporânea de integrar a iluminação ao ecodesign

Outro exemplo são as luminárias de borra de café. Nesta imagem, os pendentes criam um ar aconchegante e rústico para a iluminação da sala.

Outro exemplo são as luminárias de borra de café. Nesta imagem, os pendentes criam um ar aconchegante e rústico para a iluminação da sala.

  • Por exemplo, os chamados “pendentes” (lustres) são luminárias maiores e que ficam suspensas em altura abaixo do teto. São ótimas para balcões de cozinhas americanas e cantinhos de leitura ou bibliotecas. Na sala de jantar, sobre a mesa, só fique de olho para que os pendentes não atrapalhem a visão de quem está sentado.
  • Para quem prefere as luminárias embutidas, os formatos são muito variados. As ovais e as quadradas são as mais vendidas por terem design moderno, mas é possível encontrar algumas em formatos variados como flores e outros ornamentos. Elas são ótimas para sala de estar e dão excelente acabamento ao ambiente.
  • Ainda no teto, as luminárias sobrepostas (plafons) são muito utilizadas para dar um ar sofisticado, principalmente em quartos e salas de estar. Elas possuem grande apelo estético e são cada vez mais vendidas.

Outros tipos de luminárias de teto

Os spots, ou pontos de luz são ótimos para quem deseja iluminação na medida certa. Eles podem ser instalados no teto, em canaletas ou no gesso acartonado, por exemplo. É possível também fazer uma mescla: deixar uma luminária maior no centro e vários spots ao redor, com ligações independentes, para que você possa escolher quais acender separadamente, se quiser.

Modelos de Spots de LED

Uma opção recente que surgiu no mercado, mas que se popularizou devido a economia proporcionada são os Spots deLED, que proporcionam uma boa economia aliada a um baixíssimo consumo.

Spots de led para o teto

Modelo de sala com Spots de Luz instalados dando destaque em painel para TV

Na parede, as luminárias são conhecidas como arandelas, onde ficam sobrepostas ou embutidas, mas recebem verdadeiro destaque no local em que estão.

Arandelas de parede dispostas de maneira criativa na parede

Arandelas de parede dispostas de maneira criativa na parede

Modelo de arandelas pendentes mais comportado,com filtro de luz com cores quentes

Modelo de arandelas pendentes mais comportado,com filtro de luz com cores quentes

Independentemente da escolha, vale lembrar que fiações elétricas devem ser planejadas com bastante atenção na hora da construção da casa. Se for caso de reforma, observe bem onde deseja instalar sua luminária pendente para que o resultado seja satisfatório.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

One Response - Add Comment

Comentários