Manta Aluminizada: isolante térmico para a cobertura

O conforto térmico sempre foi uma preocupação da arquitetura, desde tempos remotos. Arquitetos de diversas épocas sempre tiveram que usar e abusar de soluções em materiais ou geometria que permitissem que escapassem dos efeitos desagradáveis da insolação exagerada à qual estamos sujeitos. A partir do século XX porém, começa as surgir soluções tecnológicas para contornar os efeitos do calor excessivo: novos materiais, equipamentos e técnicas, e entre alas, hoje se destaca a manta aluminizada no mercado brasileiro, um material que promete reduzir os efeitos diretos da insolação sobre coberturas,reduzindo bastante os efeitos desagradáveis do calor intenso.

A manta aluminizada se destaca por ser um material isolante térmico relativamente barato no mercado brasileiro, uma excelente saída para o consumidor que se preocupa com o conforto térmico e com o gasto energético que uma edificação está sujeita.

manta aluminizada sob o telhado

manta aluminizada sob o telhado

Manta aluminizada

Estruturada a partir de poliéster pré-estabilizado ou filme de polietileno de alta densidade, a manta aluminizada recebe esse nome por conter também um filme de alumínio com alta resistência aos raios UV numa de suas faces. Isso implica num ótimo isolante, pois ela reflete até 93% dos raios solares, além de também reduzir o ruído de impacto de chuva.

Elas podem ser aplicadas em lajes planas ou inclinadas, telhados e coberturas em geral, além de marquises e canaletas. Quanto ao telhado, podem ser instaladas tanto sob as telhas quando sobre elas. Se instaladas sobre o telhado, servem como um eficiente refletor para a radiação solar, pois o alumínio serve como uma espécie de espelhado para o material. Se instalada sob o telhado, não possui o benefício da refletância, porém sua vida útil é bem maior por não ficar exposta ao tempo e às intempéries.

manta aluminizada autoadesiva

manta aluminizada autoadesiva instalada sobre o telhado de cobertura pavilionar

Venda e aplicação da manta aluminizada

Esse tipo de manta deve seguir as normas da ABNT, que regularizam e uniformizam produtos desse tipo. Elas são vendidas em grandes rolos com metros de manta adesiva, por isso é recomendado procurar sempre por bons fabricantes e fornecedores, para garantir total aproveitamento e resultado final satisfatório.

A aplicação não é demorada, mas é recomendada a contratação de mão de obra especializada para que o trabalho seja desenvolvido da melhor maneira possível e com total segurança, já que envolve o uso de maçarico.

A aplicação deve começar sempre pela parte mais baixa da superfície, no sentido oposto do escoamento da água. As mantas são colocadas obedecendo ao sentido de sobreposição entre si e com o lado de alumínio virado para cima (evitando o contato direto desta parte com o maçarico).

A chama aquece o polietileno o suficiente para que este derreta o filme plástico e facilite a fixação no telhado. No caso de haver telhas, deve-se acompanhar o formato das mesmas. Após a aplicação é feito um teste de impermeabilização, deixando a superfície com 5 cm de água sem permitir o escoamento, por pelo menos 72 horas.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

One Response - Add Comment

Comentários