Sacadas de Vidro em projetos



Uma das grandes preocupações de quem escolheu morar em um apartamento ou casa com dois ou mais andares é em relação às sacadas. Esse fator se acentua mais ainda quando a família já tem crianças. Essa preocupação se justifica pelo número de acidentes com crianças nesses espaços, afinal elas não têm noção do perigo e os pais é que devem cuidar da proteção dos mais jovens, mas ao projetar a sacada não é necessário abrir mão do estilo e da modernidade com uma cerca de aço qualquer, você pode optar por uma das tendências do momento: a sacada de vidro.

Sacada de vidro residencial, com cortina de vidro retrátil ara fechamento

Sacada de vidro residencial, com cortina de vidro retrátil para fechamento

Proteção Invisível

É exatamente esse o papel das sacadas de vidro, garantir uma proteção sem impedir a visibilidade do exterior. A escolha do vidro, da espessura do mesmo e da estrutura que deve ser utilizada irá depender de um estudo prévio feito à altura do apartamento e/ou residência e também às forças do vento que incidem sobre aquele andar específico.

De uma maneira geral, para os andares superiores é indicado vidros com espessuras entre 8 a 10 milímetros. A grande vantagem das sacadas em vidro é que elas permitem uma vista totalmente limpa com uma amplitude ainda maior da paisagem sem esquadrilhas nem qualquer outro empecilho.

Projeto de casa moderna com fachada de vidro e sacada com pano de vidro inteiriço

Projeto de casa moderna com fachada de vidro e sacada com pano de vidro inteiriço

Projeto contemporâneo de sacada com guarda-corpo de vidro

Projeto contemporâneo de sacada com guarda-corpo de vidro

sacada de vidro em casa com fachada de madeira

O vidro na sacada também pode ser usado para evitar que a sacada esconda elementos da fachada

laje com guarda corpo de vidro

O vidro também funciona muito bem em sacadas e guarda-corpos de lajes ou planos que se projetem da fachada

Saca de vidro simples em fachada de casa

Saca de vidro simples em fachada de casa

Tipos de vidros utilizados nas sacadas

Existem diversos tipos de vidros que podem ser utilizados para esse fim específico. Porém, como não vamos falar de todos eles, escolhemos os principais, que são:

Vidro temperado

O vidro temperado é obtido a partir do vidro comum, por esse motivo eles possuem todas as características desse tipo tradicional como a transparência, a coloração, o paralelismo entre as faces, etc.

Ele é um vidro comum que passou por um tratamento térmico a fim de aprimorar algumas das suas características como a rigidez e a resistência.

Após esse tratamento o vidro torna-se mais forte, resistente e menos susceptível a ferimentos graves, visto que ao ser quebrado ele se estilhaça em partes pequenas.

Sacada residencial ed vidro temperado sem apoio para as mãos em placa de vidro inteiriça

Sacada residencial ed vidro temperado sem apoio para as mãos em placa de vidro inteiriça

Justamente por esse motivo o vidro temperado é bastante utilizado na construção de sacadas. Afinal este é um ambiente de grande interação com as pessoas e caso aconteça algum acidente o vidro pode se tornar uma arma.

Vidro laminado

O vidro laminado, para quem não sabe, é o “vidro de segurança”. Isso porque mesmo quando ele é quebrado não oferece nenhum risco para as pessoas que estejam nas proximidades. Esse fator acontece porque o vidro laminado é composto por uma ou mais placas de vidro que tem entre elas uma ou mais camadas de Polivinil Butiral ou resina.

Esses produtos fazem com que ao ser quebrado os estilhaços do vidro permaneçam grudados a essa cola, o que produz aquele efeito parecido com o das teias de aranha.

Sacada com cerca de vidro laminado

Sacada com cerca de vidro laminado

Assim, mesmo quebrado não há perigo nenhum, ou seja, ótimas características para serem utilizadas nas sacadas não é mesmo? Afinal na movimentação dentro desse espaço pode acontecer algum acidente, e o melhor mesmo é prevenir.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários