Telhado verde – Dicas para a construção de ecotelhados



Numa época em que ações sustentáveis são bem-vindas – e extremamente necessárias – a arquitetura conta com uma técnica de plantio de plantas e árvores no topo de edifícios e residências, onde a drenagem e a impermeabilização das coberturas dão condições para a execução dar certo: é o chamado telhado verde, ou simplesmente, ecoltelhado.

O eco telhado é uma solução contemporânea encontrada pela arquitetura para resolver uma série de problemas, especialmente urbanos, como a falta de áreas verdes nas cidades, os problemas ambientais e climáticos causados pela falta de vegetação, entre muitos outros.

telhado verde jardim

Exemplo de telhado-jardim ecológico em um centro urbano.

Vantagens urbanas do ecotelhado

O primeiro benefício que vem em mente ao mencionar o termo ecotelhado é o ecológico. Os ecotelhados contribuem com o ecossistema, mesmo que em pequena escala, pois insetos como besouros, borboletas, entre outros, são atraídos pelo verde e por um novo habitat e ainda atraem pássaros para aquele local; ou seja, a cadeia alimentar está formada. De maneira geral, isso contribui mais para a presença de pássaros e insetos, que costumam ser raridades nos grandes centros urbanos – com exceção das pragas urbanas, é claro.

Outro benefício considerável é a redução do chamado efeito ilhas de calor. Embora um único telhado verde tenha pouca influência no clima de uma área, se várias pessoas adotam o telhado verde dentro de uma determinada área de um grande centro urbano, é possível sentir o efeito da redução de temperatura. Isto ocorre por causa de um efeito chamado resfriamento evaporativo, na qual as plantas servem como uma gente da dispersão do calor, criando um microclima mais temperado.

ecotelhado colômbia

Ecotelhados em cidade da américa do sul: Neste caso se percebeu efetiva redução dos efeitos da ilhas decalor com adoção coletiva do sistema de telhado verde.

E claro, adoção de telhados verdes tem um efeito considerável na redução da poluição do ar em centros urbanos, por captar uma pequena parte do CO2 atmosférico.

Vantagens arquitetônicas do telhado verde

Especialmente em áreas urbanas, a criação de áreas verdes melhora a estética de uma determinada área, aumenta o conforto acústico no edifício, pois reduz os ruídos urbanos, diminui a temperatura do ambiente, melhorando as condições térmicas e economizando com gastos de energia, por exemplo, sistemas de refrigeração, aumenta a qualidade do ar diminuindo a poluição, reduz a necessidade de escoamento de água e sistemas de esgoto, pois o próprio telhado verde ajuda na drenagem das águas das chuvas, além da valorização do imóvel no mercado, uma vez que ele traz todos esses benefícios e melhora a paisagem. Essas vantagens melhoram a qualidade do ambiente urbano,mas em contra-partida há o ônus da manutenção deste telhado, que é muito mais frequente e especializada do que no caso de um telhado convencional ou laje impermeabilizada.

Telhado verde arquitetura

Exemplo de boa arquitetura fazendo uso de coberturas verdes

Esse tipo de jardim suspenso pode ter um custo inicial alto, mas depois da implantação da estrutura, os gastos caem consideravelmente. Para que tudo de certo, a obra necessita de mão de obra qualificada, bem como especialistas, já que o sistema envolve o imóvel como um todo. A manutenção e a vedação adequadas são superimportantes para que não surjam pontos de infiltração ou de umidade na laje. Embora os ecotelhados sejam projetados para suportar certo tráfego como por exemplo, durante as manutenções, não é recomendável grande quantidade, pois poderá não suportar.

Tipos de telhados verdes

Existem três tipos principais de ecotelhado: o modular, laminar e o alveolar.

  • O sistema laminar é (e deve ser) utilizado em telhados completamente planos, já que se utiliza de uma lâmina d’água (que garante suprimento de água) sob um piso feito de módulos de sustentação;
  •  O telhado verde modular é composto por módulos já com vegetação colocados lado a lado com duas membranas: uma para reter os nutrientes a outra antirraiz. Esse tipo de sistema pode ser colocado quase que em todo tipo de telhado e/ou laje;
  • O telhado verde alveolar permite usar o telhado de grama, já que os alvéolos (cavidades bem pequenas) da membrana retêm maior quantidade de água.

Projeto e detalhamento de telhado verde

Telhado verde detalhamento

Detalhamento da cobertura de telhado verde, conforme as camadas utilizadas para proteção mecânica e física.

Plantas e vegetação para telhados ecológicos

Geralmente, as plantas que compõem esse telhado são as que não necessitam de poda nem regas constantes. Também é preferível as planta que necessitam de pouca adubagem. As mais comuns são as gramíneas, bromélias (geralmente cultivadas como ornamentais), forrageiras (plantas ou grãos usados na alimentação do gado), espatáceas (folhas modificadas, geralmente coloridas, que envolvem a inflorescência de diversas plantas e que pode ser lenhosa ou membranosa) e até hortícolas e frutíferas.

Telhado verde horta

Exemplo de telhado verde usado como horta,produzindo gêneros alimentícios

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários