Tinta Epóxi » Preços, marcas e usos



Comumente usada por pintores na construção civil e industrial, a tinta à base de epóxi é uma resina plástica impermeável, resistente e de fácil aplicação. Serve para pintar diversos tipos de superfícies como chapas de aço ou ferro, piso de garagem e quadras esportivas, salas cirúrgicas de hospitais/clínicas, azulejos de banheiros e cozinhas, caixas-d’água, entre outras. A tinta epóxi é especialmente recomendada em casos em que haja bastante desgaste, como pisos de alto tráfego e pisos industriais, por ser a pintura mais resistente à abrasão do mercado.

piso de garagem pintado com tinta epóxi

piso de garagem pintado com tinta epóxi

Como funciona

Esse plástico termofixo (resina) se endurece a partir de um agente catalisador, ou seja, tudo aquilo que facilita e a acelera as reações químicas, sem alterar o seu processo.

Usos da tintura epóxi

Esse tipo de tinta possui os usos mais variados, desde recobrimento de paredes em ambiente residenciais, ao cobrimento de grandes extensões de piso industrial, conhecido como piso industrial epóxi.

  • Pintura de azulejos com epóxi – um dos usos mais práticos para a pintura a base de epóxi é a cobertura de azulejos e cerâmica. Essas tintas são particularmente boas para o recobrimento de cerâmica, pois possuem uma ótima aderência, mesmo em superfícies lisas,sendo a mais indicada para esse tipo de uso.

    Pintura de azulejos com epóxi

    Pintura de azulejos com epóxi

  • Pintura de quadra Poliesportiva – Como esse tipo de quadra possui uma alta exigência por abrasão, é necessário uma pintura forte e firme para suportar o atrito, a o epóxi é a tinta especial para esse caso. É possível fazer as demarcações em função das diversas cores de tinta disponíveis atualmente.

    base epóxi na pintura de quadra poliesportiva.

    base epóxi na pintura de quadra poliesportiva.

  • Pintura de estacionamentos  – pelo mesmo motivo de ser a pintura ideal para quadras poliesportivas, a base epóxi é ideal para a pintura de pisos de estacionamento. Nesses casos, a base resiste muito bem a abrasão provocada pelos pneus de carros, sendo a pintura mais indicada para esse ambiente.

    revestimento epóxi para estacionamento

    revestimento epóxi para estacionamento

Cores de Tinta Epóxi

Atualmente é possível encontrar diversas cores e padrões de tinta epóxi no mercado. As mais comuns são a branca, utilizada principalmente na pintura de azulejos, e a cinza, utilizada para dar recobrimento em pisos de garagens, estacionamentos, ou mesmo pisos industriais. mas existem muitas cores, e até padrões diferentes de tintas a base de epóxi, muitas com cores fortes, como as utilizadas na pintura de pisos industriais, pare demarcações de área no piso.

Tabela de cores sólidas de tinta para pintura epóxi disponíveis

Tabela de cores sólidas de tinta para pintura epóxi disponíveis

Existem outras opções em tintas de epóxi no mercado relativamente novas, como opções às cores sólidas chapadas de epóxi: são os padrões de tinta em arenito. Existem algumas tintas a base de epóxi que após a aplicação, durante o processo de cura, criam padrões de cores que imitam a textura do arenito, criando um efeito decorativo bastante interessante para a decoração de pisos industriais.

Tabelas de cores de epóxi granuladas, de padrão arenito. Essas tintas simulam o padrão do arenito na pintura de pisos e azulejos

Tabelas de cores de epóxi granuladas, de padrão arenito. Essas tintas simulam o padrão do arenito na pintura de pisos e azulejos

Aplicação de Pintura Tinta Epóxi

A aplicação deve ser feita por profissionais que conheçam o material, a fim de evitar a formação de bolhas e o deslocamento da camada de tinta, que resultariam em um mau acabamento do processo. Para o acabamento da tinta epóxi é possível comprar o acetinado, fosco e brilhante. O rendimento pode chegar a 50 m² em superfícies planas (o rendimento em superfícies porosas é um pouco menor), mas sempre leia a embalagem com as informações do produto, pois pode variar de uma fabricante para o outro, bem como entender o processo de diluição de uma marca para a outra, já que algumas vêm prontas e/ou têm de ser misturadas. Algumas marcas bem conhecidas no mercado: Coral, Lukscolor Tintas, Suvinil, Sayerlack, Anjo Tintas e Solventes, Sherwin-Williams etc.

Aplicação em rolo de tinta epoxi

Aplicação em rolo de tinta epoxi

Cada estabelecimento que comercializa esse produto tem seu catálogo de cores, mas a tinta epóxi pode ser vendida em cores personalizadas também, a partir de máquinas próprias que misturam tintas pré-escolhidas pelo cliente.

Ferramentas utilizadas na aplicação

Algumas das ferramentas utilizadas no procedimento: pincel ou trincha, pistola e compressor, rolo de lã de carneiro ou lã sintética baixa. Após a pintura, para fazer a limpeza das ferramentas é indicado usar um redutor indicado pelo fabricante da tinta adquirida, que geralmente é o tíner, um solvente para tintas e vernizes.  Por ser tóxico, inflamável e volátil (tudo que evapora em seu estado normal com facilidade), deve ser manuseado cuidadosamente por profissionais da área.

A inspeção do material, bem como sua procedência, são fatores superimportantes ao comprar o produto. Certifique-se das normas de garantia, controle de qualidade e data de validade. Caso contrário, o projeto poderá sair bem mais caro do que o previsto por conta das imperfeições ao longo do processo.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

2 Comments - Add Comment

Comentários