Ter uma piscina é o sonho de muita gente. Seja na cidade ou na casa de campo, a piscina é uma ótima maneira de relaxar e também se divertir com a família e com amigos. Mas após a construção da mesma, surge a dúvida: que revestimento de piscina devo escolher? Bem, isso vai depender do tipo de piscina e também do orçamento disponível para o projeto, confira nesse artigo 5 opções de revestimento para piscina.
Apesar de existirem algumas piscinas que não utilizam nenhum tipo de revestimento, o ideal é que ela seja sim revestida com algum material. Existe uma gama de opções no mercado e você pode decidir com base no resultado final que deseja alcançar: beleza no acabamento, facilidade de limpeza (evitando o acumulo de sujeira, mofo, fungos, etc.) e também a impermeabilização, que evita que a água da piscina cause transtornos a sua propriedade, como infiltrações.
Conteúdo
Revestimento para Piscina
A seguir, listamos os revestimentos mais utilizados para piscinas, de acordo com suas vantagens e desvantagens. Lembre-se que é importante que o produto escolhido obedeça às normas técnicas estipuladas e tenha boa procedência. Escolha o melhor para o seu caso.
Azulejo
Com certeza o revestimento mais vendido para piscinas, o azulejo possui máxima impermeabilização e opções variadas para desenhos e gravuras, além de possibilitar a montagem de mosaicos.
Ele é relativamente barato em comparação a outros revestimentos e sua colocação é simples, e idêntica à colocação no banheiro por exemplo. No caso de contratação de mão de obra especializada, o custo fica também mais em conta.
A desvantagem é que o contato prolongado com a água pode tirar a cor original do azulejo ou escurecer os rejuntes. Além de também interferir na cor que a água da piscina vai “aparentar” ter. Por exemplo: em alguns casos a água vai parecer azul, em outros, esverdeada. Portanto cheque a cor de azulejo escolhida antes da instalação.
Pastilhas de vidro
Mais um produto que permite a criação de mosaicos personalizados e tem boa longevidade. Também muito comuns no revestimento para piscinas, as pastilhas de vidro são um pouco mais caras que azulejos e a instalação é mais demorada. O ideal é contratar mão de obra especializada.
Sempre verifique a colocação das pastilhas e acompanhe de perto o trabalho, pois as peças, por serem pequenas, sempre correm o risco de se soltar se não estiverem fixadas corretamente com argamassa e rejunte específico para esse fim.
Cerâmicas diversas, especiais para piscinas
Quem não quiser optar nem pelo azulejo comum nem pelas pastilhas, mas ainda assim deseja um revestimento cerâmico, pode optar por uma variedade bem grande de opções. As cerâmicas podem ser esmaltadas ou de aspecto fosco, além de resistirem melhor aos raios UV e à água da piscina, propriamente dita.
Essas cerâmicas próprias para piscina são a opção número 1 para piscinas públicas, de academias e com grande movimentação de usuários, pois são próprias para esse tipo de contato com a água.
Tanto o rejunte quanto a argamassa utilizada para a colocação das peças podem se encontrados com função antibacteriana, o que dificulta o crescimento de germes, fungos e também mantém a aparência da piscina mais higiênica.
Pedras para revestimento
Bem menos comuns do que os revestimentos citados anteriormente, as pedras também são uma opção para piscinas. Com aparência rústica e durabilidade alta, é possível revestir a piscina com pedras vulcânicas, por exemplo. Na hora de escolher, opte pelas que possuem superfície lisa.
Vinílicos
Você já deve ter ouvido falar nos revestimentos vinílicos, cada vez mais utilizados na construção civil. Ele também é usado na fabricação de piscinas prontas. A boa notícia é seu uso como revestimento para piscina de alvenaria também é uma boa pedida. Nesse caso, a piscina é construída normalmente, mas o vinil é aplicado depois, diretamente sobre o concreto.
O resultado é uma piscina de aspecto uniforme e relativamente mais barata do que a revestida com cerâmicas especiais. Outra vantagem é o fato de que o vinil dispensa o uso do rejunte e sua limpeza é muito mais simples e prática.
Comentários