Tipos de Lâmpadas – Incandescentes, fluorescentes, LED, halógena



Existem vários tipos de lâmpadas no mercado e cada um deles é responsável por um tipo de efeito. Seu preço e aplicações variam bastante e, de acordo com as opções, você pode escolher por um ou outro tipo diferente.

Entretanto, existem cinco tipos de lâmpadas mais conhecidos e vendidos atualmente. Antes de comprar a lâmpada que você precisa para seu tipo de projeto, confira as opções mais comuns, seus usos e aplicações.

Gráfico de equivalência entre uma lâmpada Incandescente de 60W e suas equivalentes em outras tecnologias

Tipos de lâmpadas – Gráfico de equivalência entre uma lâmpada Incandescente de 60W e suas equivalentes em outras tecnologias.     Fonte: Casa Abril

Lâmpadas Incandescentes

Apesar de sua baixa eficiência luminosa, a lâmpada incandescente foi um dos itens do setor mais vendidos de todos os tempos. Antigamente praticamente todas as residências possuíam esses tipos de lâmpadas, que ainda está presente em algumas regiões, embora elas estejam sendo retiradas do mercado e das casas aos poucos, desde o ano de 2009. É decisão do governo que sejam retiradas do mercado até o ano de 2015, devido a sua baixa eficiência energética.

Como característica principal está sua iluminação ligeiramente amarelada e seu tempo de vida relativamente curto. Estima-se que uma lâmpada incandescente dure aproximadamente 1000 horas de uso. Outro fator característico dessas lâmpadas é o calor: estima-se que apenas 10% da energia são transformados em luz, sendo que os outros 90% são convertidos em calor. Por isso as lâmpadas costumavam ficar tão quentes quando em uso, mesmo que por períodos pequenos de tempo.

Tipos de Lâmpadas Fluorescentes

As principais substitutas das lâmpadas incandescentes são as lâmpadas fluorescentes. Sua principal vantagem é a economia de energia e a possibilidade de melhor iluminação no ambiente. Sua classificação se dá de acordo com seu tamanho, sendo:

  • Lâmpadas fluorescentes tubulares: muito utilizadas em cozinhas e escritórios, são grandes e em formato de tubo. Sua iluminação geral é ótima e o consumo de energia é baixo.
  • Lâmpadas fluorescentes compactas: possuem o formato mais parecido com o das antigas incandescentes, o que facilita a troca desta pela nova, já que os bocais não precisam ser substituídos. Possuem design menor e mais achatado, além de uma vida útil de aproximadamente 15 mil horas.

 

Lâmpadas LED

As luzes de LED (Diodos Emissores de Luz) viraram verdadeiro fenômeno na construção por serem ecologicamente corretas e possuírem uma longevidade excelente. Apesar de seu preço relativamente maior, sua vida útil pode chegar a 60 mil horas de utilização, dependendo do produto. Elas também são encontradas em variados tamanhos e formatos, facilitando muito o trabalho de iluminação e decoração de um ambiente.

O diferencial desse tipo de fonte luminosa é que sua tecnologia é totalmente diferente das lâmpadas: ao invés de um filamento metálico como nas incandescentes e halogenas, ou de gás condutor como nas lâmpadas fluorescentes ou de vapor metálico, a fonte luminosa é um diodo, ou seja, uma solução tecnológica para a iluminação.

A desvantagem do LED é que ele é pouco eficiente se sozinho, por isso, normalmente as luminárias LED, e fitas de LED contam com dezenas ou até centenas de LEDs alinhados lado a lado para criar uma iluminação a um padrão aceitável, e por se tratar de um sistema complexo, acaba havendo um grande custo associado a esse material.

Lâmpadas Halogenas

As lâmpadas de halogênio são parecidas com as lâmpadas incandescentes, possuem o mesmo princípio, mas são mais vantajosas na hora de economizar: elas conseguem recuperar o calor liberado pela lâmpada, reduzindo assim a quentura da mesma e também a necessidade de mais eletricidade para manter sua iluminação. São indicadas para locais que necessitem de emissão constante de luz e também para ambientes que contenham sacas ou molduras de gesso. Sua iluminação permite ver com clareza as cores dos ambientes, quadros e outros objetos decorativos.

Cada tipo de lâmpada tem um preço específico. Antes de escolher o melhor para seu tipo de projeto, leve em consideração o orçamento disponível para os materiais e opte pela lâmpada que vai lhe trazer mais claridade, longa vida útil e também economia.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários