Vaso Para Samambaia » Características e 5 Tipos de Vasos

Tem essa espécie em casa e quer ter uma planta saudável e saudável? Dentre outras coisas, saiba como escolher o vaso para samambaia.

Temos aqui um guia bem explicadinho que vai te mostrar quais são as reais necessidades da sua planta, o que, com toda a certeza, vai facilitar o processo de escolha.

Principais Características Das Samambaias

A princípio, leve em consideração que a melhor forma de acertar na escolha de um vaso para samambaia é conhecendo bem suas necessidades.

Por isso, selecionais as particularidades mais comuns entre todos os tipos de samambaias que conhecemos.

Por exemplo, as mais comuns no Brasil como a chorona, bailarina e a samambaia do mato.

Juntinhas com as avencas, as samambaias fazem parte do grupo das pteridófitas que existem a, pelo menos, 300 milhões de anos.

Elas preferem locais com alta umidade e temperaturas mais elevadas, ou seja, ideais para o clima tropical do Brasil.

O tamanho dessas plantas pode variar, sendo assim, na hora de escolher um vaso para samambaia, lembre-se de verificar o porte da mesma.

A chorona, ou de metro, como também é conhecida, precisa de um vaso com mais espaço, tendo em vista que cresce bastante e gosta de ficar pendurada.

Como Escolher Seu Vaso Para Samambaia

Como Escolher Seu Vaso Para Samambaia

  • De parede, suspenso ou de chão: a priori, pense onde essa planta se sente melhor. Se no alto, chão ou se ela poderia ficar confortável na parede.
    As samambaias dr pequeno porte, como a saia de baiana, podem ficar bem em todos estes locais, mas a de metro se desenvolve melhor no alto.
  • Melhor material: um ponto importante na escolha aqui é o material do qual é feito o vaso que será usado. Desse modo, considere o fato de que essa planta gosta de umidade!
    No texto sobre tipos de vaso, falo mais sobre quais vasos promovem essa umidade e quais criam um ambiente mais quentinho que a samambaia tanto gosta.
    Nesse caso, minha recomendação é que opte por vasos feitos com fibra de coco, mas existem modelos adequados e mais acessíveis.
  • Drenagem: outra coisa a se considerar é o sistema de drenagem, tão necessário em qualquer vaso.
    Embora essa espécie goste de umidade, devemos tomar cuidado com o excesso. Sendo assim, prefira um vaso que tenha os furinhos na parte inferior, mas que não sejam tão grandes.
  • Tamanho e decoração: por menor que seja sua samambaia, não a coloque em vasos menores. A dica é ir do médio ao grande, a depender do tipo da planta. 

Tipos De Vaso Para Samambaia

Plástico

Gosto de começar sempre com o mais popular e mais fácil de encontrar que é o vaso de plástico.

Os maiores podem ser usados como vaso para samambaia pelo fato de concentrarem calor e manterem a  umidade.

Na maioria das vezes eles não agregam à decoração, mas hoje temos opções lindas e diferentes, por exemplo, o Primafer na cor bordô da Atlas. Nesse caso o tamanho é o mais importante!

Fibra de coco

Hoje em dia, o xaxim que é o ideal para as samambaias não é considerado politicamente correto, mas podemos substituí-lo pelo de fibra de coco.

Lindo, resistente, amigável ao meio ambiente e é maravilhoso para essa planta. Uma marca que o produz é a Coquim Ouro Fértil.

Madeira

Por fim, um vaso também indicado para samambaia é o de madeira. Não me refiro ao cachepot, é vaso mesmo!

Eles também favorecem o desenvolvimento da plantinha e visualmente falando, são bonitos!

5/5 - (3 votes)

Comentários