Quer cuidar de plantas ou somente usá-las para decorar? Conheça e aprenda como cuidar da samambaia bailarina (saia baiana).
Samambaia Bailarina
A samambaia bailarina, também conhecida como saia baiana é uma das mais belas e encantadoras samambaias.
Ela possui as folhas bem parecidas com as outras com a diferença que elas não são tão longas e crescem entre 40 e 70 cm. A maioria das samambaias chega a medir 1 metro.
As folhas são verdes, mas em um tom médio. Elas não são tão claras, e nem escuras.
A principal diferença e o que a torna ímpar, seja tão requisitada quanto a samambaia chorona, é o fato de as folhas terem bifurcações nas extremidades.
Essa característica é a que, também influenciou em seu nome, pois forma uma espécie de babado em suas pontas. Por isso, a chamamos saia baiana ou bailarina.
A mesma é indicada para ambientes com meia-sombra ou áreas internas e o melhor tipo de vaso para plantar é o xaxim. Contudo, fica bem em qualquer vaso que seja de tamanho médio.
Trata-se de uma ótima opção de planta para apartamento, tendo em vista que faz parte do gripo de espécies de sombra e meia-sombra.
Em resumo, esta é a samambaia para quem ama ou deseja ter plantas em casa, mas não tem experiência ou tempo para cuidar.
Demanda poucos cuidados, é muito resistente e seu desenvolvimento só depende de saber quais ações seguir.
Vamos, então, ver mais algumas informações sobre a Samambaia Bailarina e aprender como cuidar dela?
Significado
O nome samambaia vem do idioma Tupi e quer dizer “o que se torce em espiral”, “corda de brincos”, “corda de peso” ou pingentes.
Já no grego ela significa parto, por isso, tem relação com gravidez, crianças bem pequenas e também ingenuidade e pureza.
Por isso, as pessoas gostam de tê-la em casa. Os ambientes ganham muita leveza com ela.
Dentre os tipos de samambaia, a Samambaia Bailarina é uma das mais delicadas, junto à samambaia avenca.
Como Plantar
Primeiro, escolha um vaso adequado. Em tese, podemos plantar a samambaia bailarina em qualquer vaso, mas se você não tiver tempo de controlar a umidade do solo, opte pelo de plástico.
Por qual motivo ficar com o vaso de plástico? Bem… embora o de cerâmica represente melhor o habitat da planta, ele suga a água.
Por outro lado, se você fizer uma rega, o vaso de plástico vai manter a umidade por mais tempo. Sendo assim, avalie bem e veja qual a melhor opção.
Como Cuidar Da samambaia bailarina?
- Após escolher um bom vaso, vale a pena criar um sistema de drenagem no fundo dele. Então, coloque algumas pedras;
- Em seguida, coloque terra que deve ser rica em nutrientes, de preferência matéria orgânica como ocorre nas florestas. Caso queira também pode usar farinha de osso, substrato, etc.;
- Pegue uma muda de planta adulta, contendo dois brotos, plante e regue um pouco;
- A mesma deve ficar em local interno, protegida do sol pleno e do vento, mas com boa iluminação;
- Até que a muda pegue, é necessário regar um pouco todos os dias e sempre observar se o solo não está seco. Depois que pegar é possível regar 3 vezes na semana;
Comentários