Samambaia do Mato » Tipos, Como Cuidar? Para Que Serve?

A samambaia do mato é uma das plantas domésticas mais populares no Brasil. Quer saber como cuidar dessa espécie linda? Confira, a seguir!

A conhecida samambaia do mato tem o nome científico de Phlebodium decumanum e não é muito diferente de outras comuns.

Muito apreciadas por paisagistas, as plantas desse gênero têm uma beleza tropical inconfundível! 

Por isso, as usamos para decorar ambientes internos e externos e sem a preocupação de não combinarem com outras folhagens. Elas, de fato, vão bem com tudo!

samambaia avenca

Além da beleza, a samambaia do mato é considerada uma das plantas mais antigas do mundo. Isso, sem dúvida, nos diz que trata-se de uma opção bem resistente.

Assim como todas as outras, a samambaia em questão apresenta folhas longas. Com uma coloração verde-clara, seu aspecto é volumoso.

Em suma, podemos plantá-la direto no solo, em vasos ou xaxim. O importante mesmo é que pensemos em seu habitat antes de qualquer coisa. Isso porque temos que recriá-lo em casa.

Nesse caso, o dado que demanda maior atenção se refere ao solo, ou seja, mantenha-o sempre úmido.

Quer saber mais sobre a bela e exótica samambaia do mato? Então venha comigo que vou te mostrar.

Tipos 

samambaia do mato

É difícil acreditar, mas as samambaias têm em média 350 milhões de anos, por isso conseguem se adaptar fácil e vivem tão bem em nossas casas.

Se você deseja uma planta que gosta de sombra ou meia-sombra, esta é ideal. Além disso, vai super bem em pergolado, se o mesmo já tiver uma cobertura. Isso porque ela não gosta de sol forte.

Confira os principais tipos de samambaia do mato:

  • Americana: comum no Brasil, possui folhas na cor verde-claro, tamanho grande e cresce para todos os lados, fazendo dela uma planta pendente.
  • Avenca: perfeita para jardineiras e decoração interna, a samambaia avenca possui ações medicinais e podemos ingeri-la via chá. É anti-inflamatória, antioxidante, diurética, laxante e expectorante.

Ela é muito usada em religiões de matriz africana como Umbanda e Candomblé e representa a Orixá Oxum.

  • Renda Francesa: folhagem fina com caule grosso. A espécie pode durar até 20 anos e chega a medir 1 metro de altura.
  • Amazonas: esse tipo é nativo do Brasil e traz folhas grandes e exuberantes. Possui o diferencial de serem recortadas e curvadas.
  • Metro: a samambaia metro é a que cresce mais. Também conhecida como samambaia chorona, ela pode medir até 2 metros e também é do Brasil.
  • Asplênio: essa é a famosa ninho de passarinho e tem origem na África, Ásia e Austrália. Também mede até 1 metro, mas com crescimento lento.

Como Cuidar da Samambaia Do Mato?

Em síntese, devemos replantar a samambaia do mato a cada 1 ou dois anos, a depender do tipo. Vejamos, então, como cuidar:

  • Vaso: pode ser plantada em qualquer vaso, mas se desenvolve melhor nos de cerâmica;
  • Solo: precisa de solo rico em nutrientes, de preferência, matéria orgânica; 
  • Luz: é uma planta tropical, mas não suporta sol forte e direto por muitas horas, portanto, o ideal seria e meia-sombra;
  • Rega: o solo precisa estar sempre úmido. Sendo assim, nunca seco ou encharcado;
3/5 - (3 votes)

Comentários