Diminuindo a pressão da água e evitando sobrecarga nas tubulações internas, as caixas d’água são um importante aliado na construção de um imóvel. Ainda garante a necessidade de abastecimento caso ocorra interrupções no fornecimento de água.
Além de limpa e fechada, deve-se mantê-la impermeabilizada, uma vez que o asseio garante a qualidade da água, não deixando que caiam resíduos e insetos e também que a água da chuva não se misture com a água potável.
Conteúdo
Comprando sua Caixa D’água
Levando em consideração que uma pessoa gasta por dia de 150 a 200 litros, o tamanho ideal da caixa d’água será de acordo com a quantidade de pessoas que moram na casa. Porém, segundo o Manual de Procedimentos de Vigilância em Saúde Ambiental Relacionada à Qualidade de Água para Consumo Humano, da Secretaria de Estado da Saúde, os reservatórios devem ser suficientes para suprir dois dias de consumo em uma residência, embora varie de localização para localização e o tipo de utilização. Lembrando sempre que, mesmo com esse gasto aproximado por pessoa, é necessário que se economize com simples ações, como tomar banhos mais curtos, evitar lavar calçadas, quintais, carros, escovar os dentes de torneira fechada etc. o consumo exagerado pode tornar a água um elemento escasso.
Quanto maior a capacidade de um reservatório, mais resistente deve ser, pois isso exerce um grande peso sobre a estrutura da construção e deve suportar a carga. Algumas caixas d’água são confeccionadas em aço carbono, com pintura interna em epóxi (resina de poliéster muito forte e de pequeno encolhimento durante a cura) e pintura externa em esmalte sintético, como: tipo taça coluna seca, tipo taça água na coluna, tubular, cilíndrica, fundo cônico, tipo torre, entre outros.
Volumes de caixas d’água
As caixas d’água feitas de polietileno são resistentes, flexíveis e leves, o que contribui na hora de empilhá-las. É comum encontrá-las em tamanhos de 300, 500 e 1000 litros. As feitas de fibras de vidro também são resistentes e bem maiores que as de polietileno; chegam a suportar 50.000 litros. Já as metálicas superam os dois tipos citados anteriormente e variam entre 5.000 e 500.000 litros. Podem ser usadas em sitos e fazendas. Existem ainda as opções em aço, concreto e tipo industrial, que possuem alçapão e desenvolvidas com matéria-prima não nociva, com acabamento reforçado.
Limpeza de caixas d’água
As grandes marcas do mercado – Brasilit, Acquavitalle, Precon, Japi, entre outras, são bastante resistentes e fáceis de limpar. Alguns fabricantes recomendam a limpeza de seis em seis meses com os devidos materiais, entre eles: pano úmido, escova de fio de plástico ou fibra vegetal. Não são recomendados detergentes, sabão e afins para não contaminar a água. Encaixe perfeitamente a tampa para que não entre nenhum resíduo de impurezas, principalmente se o Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue – puser seus ovos em pequenas quantidades de água. Evitando o contato da luz com água também não haverá proliferação de bactérias e fungos.
Esquema de instalação de uma caixa d’água
Confira a seguir um esquema de instalação de uma caixa d’água. Apesar de muitas instalações simplesmente ignorarem a necessidade de um respiro para a caixa dágua, ele é importante para segurança da tubulação, principalmente em instalações com bacia sanitária com válvula de descarga.
Olá, obrigado pelas dicas. Tenho duas dúvidas.
1 Neste esquema insetos podem entrar pelo respiro e cair justamente na água que vai para a rede. Há alguma proteção ou um tipo de válvula que evite isto.
2 Tenho uma caixa com tampa rosqueada e um banheiro com válvula hidra. Quando dou a descarga percebo que a caixa (consequentemente a tubulação) sofre estresse pelo vácuo, principalmente pelo fato de não entrar ar na caixa. Seria simples colocar um tubo para permitir a entrara de ar mas também entrariam insetos. Qual a solução.
No cano de respiro poderá ser adaptado uma tela bem fininha de preferencia de nylon, dessas usadas em janelas mosquiteiro, que permite somente a passagem do ar.
Coloquei duas caixas dagua de 500 litros cada dentro da casa e depois forrei a casa ai a tampa da caixa dagua fica soando e escorre fazendo com que fica pingando no forro. podia ter uma maneira de quando a tampa soar ela pingar dentro da caixa e nao fora. mim de uma soluçao para esse problema. obrigado
Pretendo construir uma estrutura (torre) em concreto para colocação de uma caixa d’água de 1000 litros. a altura será de 5,50m. Estou idealizando furar 4 brocas de 5m de profundidade com ferragem armada mais 1 broca no centro de 6m e interligar todas as estacas com ferro armado e concreto. A grossura (espessura) da torre penso em fazer com tábua de 30cm, ficando o pé direito com 28 de grossura (concreto). Utilizarei para isso 8 ferro de 3/8 com estribos a cada 20cm. Essa estrutura com mão franceza e uma laje ao seu final suporta o pesso de 1000 litros d’água? Posso fazer a base e erguer a torre numa segunda etapa?
Aguardo resposta.
Jair Ramos.
Não existe suspiro em projeto nenhum de hidráulica isso e um absurdo, esse suspiro não existe pessoal em instalação hidráulica sou arquiteto e veja bem se isso funcionasse ou existisse já existiria empresas fabricando suspiro com tela ou válvula de retenção ou pressão pra evitar possíveis golpe de aríete , não existe suspiro em caixa d água em lugar nenhum do mundo, estão querendo inventar ciências aqui.
Também sou arquiteto, e meu caro James, se engana quando dizes que não há suspiro em lugar nenhum do mundo. Realmente é pouco comum observar essa instalação em sistemas de caixa d’água no Brasil, mas é o correto… Como há muita coisa que DEVERIA ser feita e normalmente não o é.
O Suspiro não é feito na caixa d’água ou em sua tampa, pois como disse, isso causaria condensação na tampa, mas no barrilete de distribuição que imediatamente sai da caixa d’água, fazendo parte do mesmo sistema. O suspiro é sim importante para evitar golpes de aríete no caso de tubulações com válvula de descarga.
Caso esteja mais interessado no assunto para seus futuros projetos, o respiro é feito no barrilete de distribuição, com saída ACIMA do nível da caixa d’água, para evitar transbordo. O diâmetro da tubulação que sobe até a saída do suspiro deve ser o mesmo do barrilete de distribuição, e recomenda-se que a saída seja em formato de J invertido, com proteção de tela, para evitar entrada de partículas na tubulação de água.
Esse James é realmente incrivelmente burro. Aprenda a ler e vá atrás de um livro, seu ignorante. Nunca saiu do quartinho na casa da mãe e vem falar em coisas que não existem “em lugar nenhum do mundo”.
Estude e pesquise sobre golpe de aríete e o principio dos vasos comunicantes , nao existe suspiro em caixa d agua , vc fazendo isso sua caixa vai suar pela tampa porque vai tirar a pressao do fundo e fazer com que a agua condensse e escorra pela tampa.
O golpe de aríete é sofrido pela válvula da descarga, e o princípio de vasos comunicantes se aplica apenas em situações com dois líquidos diferentes que não se misturam, o que não é o caso.
Vejam só,o suspiro é importante sim,mas não é devido aos golpes de ariete,mas para dar saída de ar que porventura venha a entrar na tubulação quando do esvaziamento da caixa de água.Quanto à condensação,realmente ocorre,por isso o suspiro deve estar mais alto que a caixa de água e sua saída encanada para fora do telhado,como o “ladrão da caixa”.
Outra possibilidade é instalar uma válvula antes do suspiro que será aberta apenas para a retirada do ar e,após será fechada.
Pessoal boa noite,fiz exatamente como no esquema acima;Daí fiz o seguinte teste: esvaziei a tubulação de saída da caixa(alimentação do chuveiro e torneiras). Após abri a válvula que libera água para esta tubulação e aí o caos, começou a sair água pelo suspiro(ainda bem que eu não havia ligado a energia elétrica e nem instalado o forro. O suspiro tem diâmetro de 40mm (o mesmo da tubulação de saída). Como explicam?
É fundamental que a saída do suspiro seja mais alta que o nível da caixa d’água.
Bom dia, um banheiro sem coluna aguenta uma caixa d’água de 500 litros?
Vai depender de como foi feita a laje superior e o tipo de tijolo utilizado.
Como faço para que saia mais pressão nas torneiras e chuveiro, será que instalando respiro no barrilete? Alguém pode me ajudar me ajudar?
Srs, preciso de ajuda de vcs especialista.
Minha caixa dagua não tinha ladrão, por esse motivo instalei um, porém agora a caixa soa e molha todo foro em grande quantidade.
O que posso fazer para que a caixa pare de suar.
Outra coisa, minha caixa não tem dá muita pressão para os chuveiros, e eu coloquei aquele desviar, que a agua fica direto da rua. Sendo assim a caixa fica sempre cheia. Mas não trasborda.
Alguem poderia me dar uma luz, no que devo fazer.
Obrigado
Senhores, o volume de água do chuveiro e das torneiras fica baixo quando a caixa d’água fica cheia e a medida que vai esvaziando o volume aumenta, saberiam me informar qual o problema ou os possíveis problemas disso acontecer?
Grato.
Boa tarde Gilberto,
A pressão da água também aumenta conforme o volume da Caixa d’água reduz? Ou apenas o volume de água que aumenta?