Decorar com plantas é de bom gosto e atemporal. Se você gosta de folhagens, conheça a espécie caladium e aprenda como cuidar delas.
As folhagens, geralmente são muito fáceis de cultivar e um dos poucos cuidados que devemos ter é em relação às regas e iluminação.
O normal é que elas se desenvolvam bem se a mantivermos com a terra sempre úmida, mas nunca com excesso de água. Além disso, estas plantas precisam de sol todos os dias!
Assim temos muitas folhagens e com cores brilhantes e vivas e crescendo sem parar.
Usar folhagens na decoração sempre foi uma escolha mais presente em ambientes específicos como bares com essa pegada Urban Jungle ou em casas no campo, por exemplo.
Há alguns anos, esse tipo de decoração foi se popularizando e hoje é visto por muitos como uma opção elegante e que serve para deixar ambientes com ar mais leve.
Em síntese, é muito fácil decorar usando esse tipo de planta e se quiser começar, vou te passar algumas dicas de como cuidar da caladium, bem como as cores disponíveis.
Planta Caladium
A caladium é, curiosamente, da mesma família da comigo ninguém pode e do antúrio e nos dá lindas flores durante as estações da primavera e verão.
Ela é perene, tropical, prefere viver em regiões com calor e tem folhagens em tamanho maior. O charme das suas folhas fica por conta do formato de coração ou flecha.
Embora seja resistente a pragas, as folhas são tão finas quanto papel e podem ser encontradas em uma diversidade grande de cores.
Estamos falando de uma folhagem, mas a caladium apresenta um visual que impacta as flores.
Caso queira plantar sua caladium, a dica é fazer isso durante a primavera, então, procure plantar o tubérculo assim que a parte rígida do inverno passar.
Vale ainda ressaltar que por mais linda e delicada que ela seja, trata-se de uma planta muito tóxica para humanos e também animais.
Sim! Ela é de pequeno porte e pode ser plantada em vasos. Em tese, pode medir entre 30 e 80 cm de altura e 30 e 60 cm de largura.
Cores de Caladium
Como já mencionei aqui, podemos encontrar a caladium em várias cores, por exemplo: rosa, branca e bicolor, que são as mais comuns.
O padrão das folhas também costuma mudar, então prepare-se para lidar com rajadas, listradas e com pontos coloridos.
Rosa
Branco
Bicolor
Tipos de Caladium
De fato, existem muitas variedades e quase todas são descendentes da C. bicolor, com origem na América do Sul.
No entanto, para quem não é botânico ou especialista nessa planta, a dica é escolher de acordo com sua aparência.
Como Cuidar
- Luz: esta planta prefere luz indireta ou meia sombra. Quanto mais estreitas suas folhas, mais sol conseguem suportar;
- Solo: em suma, precisa de solo rico e se for em vaso, experimente uma mistura de turfa e substrato com vaso de boa drenagem;
- Água: o segredo é manter o solo sempre úmido e de forma uniforme;
- Adubo: por fim, adube sua planta a cada duas semanas durante a estação de crescimento e use fertilizante líquida com liberação bem lenta;
Comentários