Uma das plantas mais lindas e exóticas usadas para ornamentação é a flor de cera, essa possui nomes científicos como Hoya carnosa, Hoya australis ou Asclepias carnosa, a flor de cera é originária da Austrália e da Ásia. Ela é uma planta perene, ou seja, possui um ciclo de vida longo. Traz folhas rígidas e carnosas, caule levemente tortuoso e com ramos que se prendem a outras plantas ou a qualquer suporte, algo bem similar com as orquídeas. Conheça, aprenda como cuidar e tenha essa beleza em sua casa.
Em síntese, os estudiosos a classificam como uma planta cipó de tamanho médio. A flor de cera é normalmente cultivada por conta da beleza das suas flores.
Aqui temos flores em tamanho pequeno, com formato estrelado e com um pecíolo todo em cor-de-rosa claro. O pecíolo lembra muito alimentos açucarados e fica preso a uma estrutura cilíndrica que floresce todo ano. P florescimento vai da primavera até o outono.
Quer saber como cultivar a flor de cera em casa? Continue lendo o post e veja todas as informações.
Conteúdo
Como Cuidar de Flor de Cera
- Luminosidade: A planta necessita de meia sombra para se desenvolver bem, pois o sol forte costuma queimar suas folhas.
- Estrutura: Como já falei aqui, a flor de cera presida ter um suporte para que suas raízes e seus ramos se prendam. Basicamente, a Como Cuidar de Flor de cera pode ser cultivada em vaso, canteiro, e é uma das mais lindas plantas para jardim. A espécie ainda pode ser plantada próxima a muros, criando um lindo tapete colorido.
- Solo: O solo deve ser preparado com uma mistura rica em adubo orgânico, húmus de minhoca, composto de folhas e adubo granulado com a seguinte formulação: NPK 10-10-10. O solo também precisa ser bem drenado, pois suas raízes são sensíveis e não suportam alta quantidade de água. Por isso, antes de adicionar a terra adubada, coloque areia lavada no fundo. A chamada adubação de cobertura deverá ser realizada uma vez ao ano e durante o inverno. Antes da floração.
- Rega: As regas precisam ser regulares durante o verão e no inverno devem ser quase suspensas. Então, mantenha a planta sempre abrigada do vendo forte, no caso de temperaturas mais frias.
Variedades da Flor de Cera
Agora vamos conhecer um pouco de cada um dos tipos dessa planta.
Pendente
Geralmente cresce de forma ereta e vaia até aproximadamente 30 centímetros. Em seguida se espalha formando um exemplar lindo de pendente.
Vermelha
A Hoya carnosa vermelha é uma das mais lindas e populares aqui no Brasil e temos uma versão com o centro mais escuro e outra mesclada.
Negra
Se você prefere ter uma planta mais exótica em casa, sem dúvida, essa vai te agradar. Todavia, ela não é totalmente negra, possui o centro em tom avermelhado e as bordas meio arroxeadas.
Azul
Com toda a certeza, é a melhor opção para usar pendurada em vasos, pois é arbustiva e fica bem cheia. O tom de azul é mais chegado ao royal e possui o centro com um pouco de coloração branca. Tanto a azul quanto a vermelha podem compor arranjos tão bem como violetas, orquídeas, lírios, begônia e flor de maio.
Quando Floresce
O tempo de florescência é muito bom, pois a mesma apresenta flores da primavera até o verão. Com uma iluminação artificial usada para simular dias mais longos e em ambientes mais aquecidos, é possível que floresça em outras estações.
Onde Comprar e Preço
Todavia, não é difícil encontrar mudas dessa planta aqui no Brasil, logo, ela pode ser encontrada em floriculturas e online. Uma muda com tamanho médio da flor de cera custa atualmente, entre R$ 30,00 e R$ 60,00.
Comentários