Castanheira Portuguesa: O Que é? Onde plantar? Como Cuidar?

Com o nome científico castanea sativa, a castanheira portuguesa é uma árvore linda e muito usada em projetos de ornamentais. Conheça!

O Que É Castanheira Portuguesa

Castanheira Portuguesa

A priori, saiba que a castanheira portuguesa é uma planta que, em geral, mantém um porte frondoso em com grande longevidade, podendo em alguns casos, ultrapassar mais de 100 anos de idade.

Durante a antiguidade, foi uma planta muito importante para a nutrição de diversos povos. Acredita-se que tenha sido de suas sementes que surgiu a tradição de ingerir nozes e castanhas nas festividades de fim de ano.

Seus frutos podem ser consumidos in natura, ou ainda assados, cristalizados cozidos ou açucarados. Costuma também ser muito utilizada no preparo de doces e bolos. Sua composição química não possui glútem.

Além do aspecto ornamental e uso paisagístico, suas castanhas são saborosas e ricas em nutrientes e vitaminas essenciais para saúde. Trata-se de uma oleaginosa que não contém glúten. Sendo assim, temos uma ótima opção de plantas para jardim, inclusive jardim tropical.

Onde Se Planta Castanheira Portuguesa No Brasil?

A castanheira portuguesa é uma árvore de clima mediterrâneo, contudo, consegue se adaptar muito bem a uma ampla faixa climática entre temperados a tropicais.  Na época da maturação, as temperaturas mais favoráveis ficam entre 25 e 30 graus. Desse modo, a ocorrência de geadas é prejudicial ao seu desenvolvimento.

Sendo assim, só podemos cultivar a castanheira portuguesa em algumas regiões do Brasil. A produção de castanhas tem é maior na região conhecida como “terras altas da Mantiqueira”. Esta região abrange municípios de São Paulo e Sul de Minas Gerais. Estes são, sem dúvida, os estados com maior produção.

No entanto, castanhais instalados em regiões com altitude mais baixa, como é o caso do Vale do Paraíba, sudoeste do estado de São Paulo, Mogi das Cruzes e Grande São Paulo, também demonstram um ótimo desempenho.

Como Plantar Castanheira Portuguesa

Em síntese, o plantio da castanheira portuguesa se dá por meio de mudas e estas começam a produzir em média após 8 anos quando são feitas a partir de sementes.  No caso de querer uma produção mais rápida, deve-se usar muda enxertada.

Deve-se cultivá-la sob sol pleno, de preferência em solos arenosos e profundos. Tolera bem os solos ácidos e a estiagem, quando bem desenvolvida. A irrigação precisa ser constante enquanto a planta ainda é jovem, entretanto, nessa fase não se pode deixar que o solo completamente seco.

Em contrapartida, quando a castanheira portuguesa chega a sua fase adulta passa a ter uma resistência maior a períodos críticos de escassez de água.

Em relação à adubação esta precisa ser com base em matéria orgânica e húmus de minhoca. Por fim, só se deve realizar podas de formação de copa e eliminação dos galhos que nascem na base do tronco.

Mudas De Castanheira

Enfim, falemos sobre as mudas de castanheira portuguesa. Onde comprar? Qual o preço? É difícil encontrar mudas para comprar pelo Brasil?

Bem! Podemos encontrar a planta em floriculturas, mas não é tão fácil encontrar em algumas regiões. Nesse caso, o ideal é procurar em lojas online e que garantam entrega rápida. O preço da muda varia, mas fica em torno de 50 a 90 reais.

Comentários