O nome é poético. A rosa do deserto (ou adenium obesum) é uma planta africana, caracterizada principalmente por sua seiva e beleza exótica. Sua forma é diferente, já que possui um caule moldável conforme seu crescimento, o que leva muitas pessoas a se interessarem pelo seu cultivo e utilização na decoração de jardins e varadas. Além disso, possui coloração forte e produz flores em determinadas épocas do ano. Já foram catalogadas, inclusive, mais de noventa tonalidades diferentes, que vão de branco a vários tipos de vermelho.
Como sua seiva é potencialmente tóxica, algumas pessoas têm medo de podá-las e manipular esta planta, porém, se cultivada com atenção e prudência, ela não é capaz de causar nenhum dano.
Como plantar e cuidar
Os maiores entusiastas da rosa do deserto provavelmente são os amantes de bonsai, mas seu cultivo pode ser feito por qualquer pessoa e ele é relativamente simples. Ter um espaço muito grande não é fator determinante para o plantio, já que ela pode ser cultivada em vasos de qualquer tamanho. Isso possibilita que ela seja usada por vezes no interior ou mesmo em jardins de inverno.
Saiba como plantar a rosa do deserto em alguns passos:
- Separe um vaso com boa drenagem, pouco maior que a massa de raízes da planta. O formato mais raso é o ideal, mas você pode optar por vasos redondos, ovalados ou retangulares, desde que não muito profundos.
- Acrescente pedra-pome, areia ou cascalho ao vaso antes de realizar o plantio da muda da rosa do deserto.
- Lembre-se de utilizar solo de boa qualidade ao plantar esta planta, você pode optar por um substrato para rosa do deserto. Aliás, essa é uma dica valiosa para o cultivo de qualquer planta. Grande parte dos problemas com plantio poderiam ser resolvidos e bem sucedidos se o solo escolhido para tal estivesse saudável.
- Deixe-a em local que receba muita luz solar durante a primavera e o verão. Se ela ficar em local sombrio poderá enfraquecer e não crescer corretamente. Portanto jardins e quintais são os locais mais indicados. Locais abaixo de 13º são completamente contraindicados.
- Utilize fertilizantes para plantas para garantir o crescimento saudável da dua plantinha.
- O ideal é manter sempre um spray inseticida por perto. Em temporadas muito úmidas é comum o surgimento de ácaros, principalmente em rosas do deserto cultivadas em casa.
- Esta planta retém água e nutrientes por bastante tempo, portanto as regas não precisam ser freqüentes e elas não podem ficar encharcadas.
A forma que você busca como cuidar da rosa do deserto, não difere tanto de outras plantas. Elas são mais fortes do que as “rosas comuns” e possuem uma beleza exuberante. Além de decorarem o ambiente e chamarem muita atenção, são uma ótima opção de presente.
Fotos de Rosa do Deserto
Esse tipo de planta possui diferentes cores, que variam desde a rosa do deserto branca até tons de bordô escuro. Essa grande variedade permite que a rosa se adapte aos mais diferentes ambientes e tipos de decoração. Confira a seguir diferentes tipos de rosa do deserto para a decoração e paisagismo.
Comentários