Eucalipto Arco-Íris: Exite? Características, Mudas, Preço

O eucalipto arco íris é tão exótico e lindo que mais parece ter saído de um conto de fadas. No entanto, ele é bem real e hoje falaremos sobre ele.

Se você ainda não tinha visto um eucalipto arco-íris, saiba que a maioria das pessoas que se depara com uma imagem dele esboça a mesma reação: primeiro, há uma espécie de êxtase e depois, custa-se acreditar que a árvore realmente exista.

Neste post, vamos conhecer melhor esta árvore tão linda e tão intrigante!

Eucalipto Arco-Íris Existe?

Eucalipto Arco Íris

A resposta é sim, ele existe! O eucalipto  é uma árvore de grande porte e única, pois é o único tipo de eucalipto a se desenvolver na floresta tropical e é uma das quatro espécies localizadas fora da Austrália. Então, podemos encontrar o eucalipto arco-íris nas Filipinas, Indonésia e também na Papua Nova-Guiné, onde pode atingir os 76 metros. Embora a árvore tenha uma altura impressionante, de fato, é sua casca multicolorida que chama mais atenção.

À medida que a árvore descasa, vai revelando uma casca interna na cor verde-clara. Com o passar do tempo, essa casca envelhece em passa a ter cores diferentes, por exemplo: azul, roxo, laranja e vermelho. As estrias coloridas se criam devido ao fato da mesma não se descascar de uma só vez. Desse modo, lentamente, umas camadas caem, enquanto outras áreas expostas entram em processo de envelhecimento.

Resumindo, esse processo cria um visual incrível, o que faz com que o eucalipto arco-íris pareça ter saído de um desenho animado, no estilo Alice no País das Maravilhas.

Sendo assim, temos uma árvore incrível e que, embora eu não possa  citar como uma das plantas para jardim, encontra-se entre umas melhores opções para paisagismo.

Madeira De Eucalipto

A saber, o eucalipto arco-íris também possui alto valor comercial, algo que não tem nada a ver com a sua coloração.

A árvore é comumente encontrada em plantações de árvores, pois é uma ótima opção de madeira para celulose. A celulose, no que lhe concerne, é o principal ingrediente na fabricação de papel branco.

Da próxima vez que usar uma folha em branco, lembre-se de que a Mesma Pode Ter Uma Origem Bem Colorida.

Mudas De Eucalipto Arco-íris

As mudas do eucalipto arco-íris podem são feitas por meio da germinação de sementes.  No entanto, a germinação de sementes de alta qualidade é de no máximo 90%. De acordo com estudos, nove árvores de sementes de 10 anos na Malásia conseguiram produzir cerca de 87 gramas de sementes por árvore. [E possível armazenar suas sementes  por no máximo 2 anos por arrefecimento em recipientes adequados. Também reproduz-se por meio de estacas de caule.

Sendo assim, o mais recomendado é obter mudas já prontas. Conseguimos comprá-las em floriculturas na maior parte das regiões do país. Uma muda pequena custa em média 15 a 20 reais.

Para Que Serve O Eucalipto Arco-Íris

Como falei antes neste post, o mercado tem olhado com muito interesse para o cultivo dessa árvore. O motivo é que se trata de uma madeira excelente para retirada de celulose. Desse modo, temos muitos produtores de papel branco, bastante interessados e investindo muito nesse tipo de plantação.

Comentários