O forro de gesso, além de prático e versátil, pode ser usados em qualquer parte da casa. Há quem pense que se fizer com outros materiais convencionais como o forro de pvc, sairá mais barato ou ficará melhor, mas engana-se. Como as placas de gesso são lisas, o acabamento tem rendimento excelente e quase igual a uma alvenaria, até mesmo superior. A rapidez também é um fator importante: enquanto uma parede de alvenaria de 50 m2 – por exemplo – demoraria 15 dias para ficar pronta, a de gesso ficaria pronta em 36 horas, ou seja, dois dias e meio. O que se conclui a economia em tempo e dinheiro.
Depois de instalado, o forro de gesso leva mão de tinta impermeabilizante, o que garante a durabilidade do material. O gesso ainda leva uma vantagem em relação a lajes ou mesmo alvenaria: disfarça vigas e fios de iluminação. É mais estreito e mais leve (aproximadamente 7 vezes mais leve que o m2 de uma alvenaria). Mas não se preocupe: é um material resistente e aguenta objetos de até 10 quilos.
Muitas pessoas escolhem o forro de gesso por apresentar bom isolamento térmico e acústico (a forma acartonada com revestimento de lã de vidro resulta nessa qualidade, por exemplo), além de equilibrar a umidade do ar em áreas fechadas (absorve água com facilidade). A manutenção em gesso também é mais fácil. Eventuais problemas de tubulação e vazamentos poderão ser resolvidos sem aquelas grandes reformas que atormenta o cidadão, além de não ser inflamável. O objeto feito em gesso pode durar muitos anos, caso tratado com cuidado e com as manutenções necessárias.
O gesso ainda pode receber diversos acabamentos, podendo ser:
- pintado
- encerado
- envernizado
- resinado
- liso
- com relevos
Um bom exemplo de forro de gesso com relevo são as sancas de gesso que podem ser tipo moldura, contornando as paredes do ambiente, ou rebaixadas, permitindo a visualização do forro como se estivesse solto, sem encostar nas paredes. Os vãos criados pelas sancas de gesso, geralmente são colocadas as lâmpadas que iluminam indiretamente o ambiente).
Tipos de forro de gesso
- Gesso convencional (em placas) é o mais conhecido e usado. O gesso convencional possui uma vasta aplicação, tanto para confecção do forro de gesso, quanto para decoração e objetos em geral;
- Gesso acartonado – drywall: nesse tipo de gesso, foram agregadas novas formas de utilização na construção civil, o que tornou o seu uso muito mais versátil, passando a ser usado tanto em forros, como também na construção de paredes. Sendo que na construção das paredes, são utilizadas estruturas de aço galvanizado e chapas de gesso, que se encaixam e são fixados por vigas e arames. As vantagens agregadas a esse material são enormes, uma vez que permite um enorme ganho de tempo na obra e custo-benefício superiores aos das construções convencionais em alvenaria, por exemplo;
- Gesso em pó: geralmente para pequenos reparos no forro, buracos feitos por pregos e rachaduras.
Gostaria que meu bolso fosse do tamanho do meu bom gosto, afinal essa decoração está perfeita!
Bom dia, por favor quanto custa colocar forro de gesso simples em uma sala de 50m². Sou vice-diretora de uma escola e precisamos colocar forro em uma sala de aula. Obrigada, Jane.