Mais prático e com acabamento bem equivalente ou até superior ao de alvenaria, o teto de gesso é mais econômico e mais rápido de se fazer, ficando pronto num período de tempo até sete vezes mais rápido que o de alvenaria. Sua durabilidade depende da tinta impermeabilizante que é passada depois da instalação e o acabamento pode ser em verniz, resina, cera, liso ou em relevos , que podem ser por exemplo a sanca, aquele tipo de moldura na parede em que geralmente se dissimula as lâmpadas que iluminam indiretamente o ambiente.
Conteúdo
1. Vantagens do teto de gesso
O teto de gesso ainda confere isolamento acústico e térmico ao ambiente e não é inflamável. Com o gesso, é possível disfarçar os fios de iluminação e ainda é quase 15% mais leve que os convencionais, chegando a suportar objetos de até dez quilos. A manutenção fica mais fácil, como mexer em vazamentos e/ou tubulações, pois não há necessidade de quebra-quebra que só dá dor de cabeça ao proprietário e aos vizinhos.
O gesso utilizado pode ser em placas (que é o convencional, mais conhecido). E o tipo acartonado, também chamado de drywall, onde são utilizadas chapas de gesso e estrutura de aço galvanizado (que passou por processo industrial de recobrir o ferro ou o aço com camada de zinco metálico, para prevenir a oxidação) parafusadas entre si. Seu custo-benefício é superior justamente porque leva menos tempo que os tipos convencionais, com garantia e qualidade superiores às demais técnicas.
2. Tipos de forro de Gesso
São quatro os tipos de forro drywall: aramado, estruturado, perfurado e removível. Com exceção do último tipo, os três são fixos de uma forma sólida e consistente, com bordas longitudinais rebaixadas e recebendo tratamento para uniformização da superfície. Já o tipo removível é feito com chapas de bordas quadradas e tegulares, um tipo de borda rebaixada e com acabamento funcional, uma vez que ela permite ao painel se estender por baixo do perfil de suporte se sobressaindo menos.
O número de chapas a ser utilizado no forro e suas dimensões dependerão das necessidades e exigências do ambiente que se pretende instalá-las.
3. Instalação de teto de gesso drywall
Os forros de gesso em drywall são comprados em placas de gesso acartonado, isto é, placas formadas por uma camada de gesso, que é coberta por uma lâmina de papel em cada lado. Basicamente há 3 tipos de chapas de drywall: as comuns, que vem na cor branca ou cinza, as verdes, que possuem um dos seus lados coberto por um papel hidrofugante, ideal para o revestimento de áreas molhadas e as rosa ou vermelhas, que possuem maior resistência ao fogo.
muito top ótimas idéias