Você pode até pensar que portas e janelas não precisam de nenhum tipo de complemento, e que, na verdade, elas é que são o próprio complemente de uma obra. Mas saiba que há um item importante que pode ser instalado junto a elas e que pode deixar a aparência do projeto muito mais bonita. Você já ouviu falar em guarnições para portas?
A entrada de um ambiente recebe muito destaque. Basta olhar na quantidade de modelos para portas que existe hoje em dia: uma mais bonita do que a outra. Mas se a moldura desta entrada não é também bonita, a composição fica em desarmonia, pecando por não permitir a beleza da porta em sua plenitude.
O que são guarnições para portas?
A guarnição nada mais é que uma espécie de moldura, feita geralmente de madeira ou alumínio, colocada ao redor da porta de entrada de um cômodo de maneira a dar um acabamento melhor à mesma. A quantidade de modelos de guarnições para portas à venda no mercado é muito grande. Você pode escolher entre diversos tipos diferentes, cada um deles feito exatamente para um tipo de porta. Existem guarnições mais simples, com preços baixos e feitos com materiais baratos. Ainda assim, quanto instalada, a guarnição dá “outra cara” à entrada do local, deixando o acabamento muito melhor.
As guarnições são vendidas em peças. É necessário medir o tamanho da porta e também planejar quantos centímetros de espessura a guarnição terá de ter para fazer o acabamento ideal. Para fazer a instalação das guarnições de porta, é necessário utilizar mão de obra especializada, já que quase sempre há a necessidade de se fazer cortes e ajustes nas peças. Se a pessoa for inexperiente, é provável que não consiga deixar a guarnição em simetria perfeita.
Na hora da instalação, a maioria das guarnições é colocada com o auxilio de um “kit” com arestas que ajudam a fixar e prender a moldura em seu devido lugar. Essas arestas são retiradas depois do trabalho pronto, deixando apenas a guarnição em volta da porta.
Para as guarnições de madeira, as mais comuns são de marfim e cedro. Vale lembrar que quanto maior a qualidade da madeira, mais caro fica o produto. Outro ponto importante a se observar é que a tonalidade da guarnição pode não ser a mesma da porta, se forem compradas separadamente, como acontece na maioria dos casos. Assim sendo, procure sempre tonalidades próximas e de preferência feitas a partir da mesma madeira da porta.
Comentários