Home Office embaixo da Escada

O vão embaixo da escada é uma área que muitas vezes as pessoas buscam soluções para preencher esse espaço, seja por pura necessidade de preencher o espaço vazio, seja com o intuito de aproveitamento de espaço. O espaço sob a escada é raramente usado, pois este é geralmente limitada em altura, desprovido de cabine de luz natural, que é difícil encontrar um bom uso. No entanto, este lugar tem algum potencial. Há a possibilidade de realização do Home Office embaixo da escada.

Home Office embaixo da Escada

Home Office embaixo da Escada

Soluções para o vão embaixo da Escada

Uma possibilidade, para aqueles que não levam em consideração teorias como o feng shui para entender melhor; pode ser o uso desse espaço para a criação de um escritório, seja para fins de trabalho, seja para fins de estudo. Pois como normalmente é uma área reduzida e o fato de um home office exigir poucos elementos para usa constituição (mesa, cadeira confortável, computador, área de armazenagem, como prateleiras, nichos ou gavetas para documentos e livros, iluminação, todo o equipamento necessário), acaba tornando-se uma solução bem atrativa para muitas pessoas.

A proposta de organizar um pequeno escritório embaixo da escada, torna-se uma opção para aqueles que precisam trabalhar em casa, mas não dispõem de muito espaço extra. Pois na maioria dos casos, o vão embaixo da escada é um pequeno espaço onde você não há circulação de ninguém. Assim um home office encaixa-se perfeitamente.

Ao escolher a iluminação dê preferência às lâmpadas de mesa, arandelas ou iluminação embutida, se for possível. Evite o uso de luminárias que ocupem muito espaço. Lembre-se: nesse espaço o aproveitamento de cada espaço que você disponha é fundamental.

Decoração do Home Office

Já a decoração de home office pequeno fica a seu critério: fotos, flores, quadros, vasos, plantas, enfim, as possibilidades são muitas e o limite é sua imaginação.

Abaixo segue imagens retiradas da internet para ajudá-lo na decoração e design do seu home office. O escritório embaixo da escada da imagem abaixo é bem especial e você pode notar que é feito com elementos simples, sem muita sofisticação, mas que juntos e bem organizados formam um espaço charmoso e funcional. Os cestos ao lado da mesa criam uma mesinha de suporte e área de armazenagem.

Na parede há um quadro-negro que permite anotações e lembretes para os mais esquecidos.  A cortininha cria uma outra área de armazenagem que permite guardar acessórios, pastas, ou simplesmente esconder a bagunça.

O tapete pode parecer desnecessário, mas ele acaba tendo uma função além de decorativa, ajuda a delimitar a área de trabalho. Sem dúvida uma decoração charmosa e cheia de personalidade. A imagem do home office abaixo segue o estilo anterior. Minha sugestão para o exemplo abaixo é usar uma luminária menor, que ocupe menos espaço, já que a mesa é pequena, e também uma luminária que tenha um foco direcional melhor que não interfira no seu bem-estar.

Uma possibilidade, já que há prateleiras, é o uso de luminária embutidas, como aquelas mangueiras, que seriam acopladas na parte inferior da prateleira e com isso haveria uma melhor iluminação nesse espaço. Essa imagem mostra a iluminação embutida na parte inferior do armário. Esse é realmente um espaço muito bem planejado, com excelente aproveitamento de todos os cantos.

Para aquelas pessoas que não claustrofóbicas, essa pode ser uma boa opção de home office. Um espaço bem reservado, bem iluminado e como você pode notar o uso branco ajuda a deixá-lo mais iluminado. Não sei se nesse caso há uma porta. Mas se houver espaço, você poderia usar uma porta de correr e quando esse espaço não estivesse em uso, poderia ficar fechado, mantendo o escritório reservado, longe dos olhares curiosos.

Comparando as diversas imagens acima você pode perceber que os escritórios embaixo da escada com boa iluminação e cores claras passam uma sensação mais agradável e de bem-estar do que os com pouca iluminação e móveis, paredes ou objetos em tons escuros. Se não observou isso, volte a olhar as imagens e tente observar isso. Pois são critérios fundamentais para você construir seu escritório embaixo da escada, de forma que possa usá-lo e sentir-se bem, já que você e/ou os seus familiares passaram algumas horas por dia nesse espaço.

Comentários