Você já deve ter visto ou closet ou talvez esteja pensando em ter um em sua casa ou apartamento. A ideia de “closet” é antiga. Ainda na França, as pessoas reservavam um pequeno espaço com porta para que pudesse ficar em privacidade para se trocar, ler ou até mesmo dormir sem ser incomodado. Depois, o pequeno cubículo foi se tornando cada vez maior e ganhando status de cômodo da casa, como todos os outros, e hoje no mercado da arquitetura já é possível encontrar diversas opções e modelos de closet para o seu quarto.
O conceito de “closet” fazendo parte da estrutura da casa é uma ideia muito expandida na América do Norte, especialmente nos Estados Unidos, mas que ganhou muitos adeptos no mundo todo, já que as pessoas querem cada vez mais espaço para poder guardar organizadamente suas coisas. A diferença é que neste cômodo em especial, somente os acessórios, roupas, livros e jóias particulares ficavam guardados, sem que houvesse mistura com objetos de outras pessoas da família.
A grande vantagem do closet é que você ganhará muito mais espaço útil em seu quarto, eliminando de vez os antigos guarda-roupas. E para quem gosta de planejar, confira a seguir nossa lista dos principais modelos de closet no mercado Americano, onde esse cômodo é mais frequente em projetos residenciais.
Modelos de closet nos Estados Unidos
Os Estados Unidos são um dos países em que a prática de incluir closets em projetos residenciais é mais comum. Confira a segui alguns dos principais modelos de closets no mercado americano.
- Broom Closet: Instalado na área de serviço, é utilizado para guardar acessórios de limpeza como esfregões, vassouras e espanadores.
- Walk-in Closet: Este é o verdadeiro sonho de muita gente. Grande, com corredores, há espaço para circular livremente, espelhos, poltronas e pode ou não ser agregado ao banheiro pessoal.
- Linen Closet: Geralmente instalado próximo ao banheiro, é uma espécie de corredor fino com prateleiras. Utilizado principalmente para guardar toalhas e acessórios para banho.
- Coat Closet: Em países com clima mais frio, é comum as pessoas saírem de casa bastante agasalhadas. O sistema de aquecimento das casas, porém, faz com que não se sinta frio no interior das residências. Por isso, é comum que as casas tenham um “coat closet”, localizado no hall de entrada ou na sala de estar, onde os convidados podem guardar apenas seus casacos e guarda-chuvas, evitando que fiquem espalhados pela casa durante a visita.
Posso ter um closet?
Muitas mulheres sonham em ter um closet exclusivo para seus sapatos, mas saiba que você pode abrigar muito mais objetos neste espaço. E sim, é possível ter um closet em casa, mesmo que você não more nos Estados Unidos.
- Se sua casa ou apartamento ainda está em processo de construção, considere a possibilidade de incluir em seu quarto um cômodo extra. O tamanho depende exclusivamente do espaço que você tem disponível no terreno. Por isso, é muito importante que você converse com o profissional responsável pelo projeto e diga a ele que tem a intenção de instalar um closet.
- O closet geralmente tem porta, que pode ser dupla, de madeira ou vidro, tudo vai depender do seu gosto. Outro detalhe de muito requinte e que pode ser útil também, é a iluminação especial. Que tal instalar pontos de luz nas prateleiras e entre as araras (onde se colocam os cabides?).
- Pretende-se guardar jóias ou objetos de valor em seu closet, instale um cofre especial ou uma vitrine com senha.
- Havendo espaço, porque não instalar uma poltrona, pufe ou cantinho para a maquiagem?
- Quem dispõe de menos espaço, mas não abre mão de ter um closet, pode optar por instalar um armário planejado. Consulte uma empresa especializada em móveis desse tipo.
- Uma ideia barata é utilizar portas sanfonadas ou cortinas de correr. Desse modo você evita que seus objetos fiquem expostos.
Comentários