Oiti Licania Tomentosa: Características, Como Plantar, Preço

Por certo você já viu a Oiti Licania Tomentosa. Neste post ensinarei como plantá-la e também falarei sobre os cuidados necessários.

A Oiti Licania Tomentosa é uma das árvores nativas que se adaptam mais facilmente aos distintos climas tropicais do Brasil. A mesma também é conhecida por vários outros nomes e pode medir 15 metros de altura. Ela é tão resistente que consegue se adaptar em qualquer parte do país.

Bem alta, com troncos finos e folhas alongadas, esta é a árvore mais comum nos estados do Piauí, Minas Gerais,  e também no norte do estado do Espírito Santo. Contudo, podemos encontrá-la em todas as regiões do país.

Características do Oiti Licania Tomentosa

Oiti Licania Tomentosa

O oiti é uma árvore frutífera nativa do Brasil, que possui características que vão mudando ao longo dos seus estágios de desenvolvimento.

  • Quando a árvore é jovem, em geral, apresenta folhas longas e de cor verde claro
  • Conforme o passar dos anos, as folhas das árvore vão ficando com uma tonalidade mais escura e menos longas.

Se você procura uma planta para calçada, encontrou uma das melhores alternativas. Contudo, ela também pode embelezar jardins. Essa árvore também é responsável por proporcionar a fruta oiti.

Reprodução

  • Na época da florada, a árvore desenvolve pequenas flores brancas, que atraem muitos insetos e pássaros.
  • Por fim, a árvore apresenta uma fruta com formato oval. A polpa do fruto é fina, pois ele possui em seu interior uma grande Podemos ingeri-la e a textura lembra muito a das amêndoas.

Passo a Passo de Como Plantar Oiti?

Como Plantar Oiti

  • A princípio, quando o assunto é saber como plantar Oiti Licania Tomentosa, precisamos de uma muda do mesmo e de um local no qual a planta tenha espaço suficiente para se desenvolver;
  • Em seguida, basta fazer uma cova medindo aproximadamente 30 centímetros de largura com 30 cm de profundidade e só então plantar. Além disso, junto com a muda, é preciso colocar em média 2 quilos de composto orgânico, húmus que pode ser substituído por esterco de curral curtido. Com essa composição, sem dúvida, o solo ficará na medida certa para que a planta se desenvolva como o esperado;
  • Para que o solo fique ainda mais adequado para o plantio do Oiti Licania Tomentosa, devemos acrescentar adubo NPK 10-10-10 ao solo. Entretanto, essa mistura tem que ser feita de maneira a ficar uniforme, direto no buraco que ficará a muda, e deve-se fazer alguns dias antes de plantar a muda.

Tempo de crescimento do Oiti

O Oiti é uma árvore que cresce muito rápido nos primeiros anos, porém pode levar até 15 anos para começar a produzir frutos.

Seu tronco pode chegar a até 50 centímetros de diâmetro, e sua casca tem uma coloração acinzentada e um aspecto reto.

Preço De Mudas De Oiti

A muda do oiti se dá por meio de um galho ou da semente do seu fruto, mas o ideal e mais prático é adquirir mudas prontas. Assim sendo, economiza-se tempo e se tem menos trabalho.

Uma muda de oiti não custa caro, muito pelo contrário. Atualmente, é possível encontrar custando em torno de 20 a 30 reais, a depender da região.

Comentários