Para a decoração da sala ficar completa e com a aparência devidamente finalizada e bonita, é muito importante saber escolher com cuidado os detalhes na composição. Muito além de escolher o sofá e a estante, é necessário pensar nas cortinas, nos objetos de decoração, nos quadros, no papel e na pintura nas paredes. E até mesmo o tapete que será usado tem uma grande relevância no efeito final.
Existem tantos modelos de tapetes disponíveis no mercado que muitas pessoas ficam literalmente “perdidas” na hora de decidir. Escolher uma peça apenas por sua cor, estampa ou preço pode não ser uma boa idéia. O melhor mesmo é pensar em todos os detalhes para utilizar melhor e por mais tempo a sua aquisição.
Como Escolher Tapetes para Sala
Cada peça tem características únicas que tornam um tipo de tapete diferente do outro. Conheça alguns detalhes básicos para levar em consideração antes de se decidir pelo seu próximo tapete para sala:
- Os tapetes podem ser usados com qualquer tipo de piso, exceto em locais que tenham carpete.
- Escolha a peça pensando no tamanho da sua sala. Quanto maior o tapete, mais móveis e espaço ele vai agregar. Salas pequenas pedem tapetes menores e salas grandes pedem tapetes maiores. Além disso, é perfeitamente possível utilizar mais de um tapete num mesmo ambiente. Entretanto, é necessário que as peças harmonizem-se entre si em cores e estampas (se um for muito estampado, o outro pode ser mais simples).
- O uso de tapetes para delimitar cômodos é um dos truques mais utilizados hoje em dia em decoração de apartamentos. Para separar a sala da cozinha, por exemplo, utilize um tapete com bordas simples e retas, de preferência preso embaixo de alguns móveis (sofás e cadeiras).
- Por falar nisso, vale lembrar que o ideal é que o tapete fique sim, preso ao sofá. Se ele ficar “solto” a probabilidade de sair do lugar ou ficar “torto” é muito grande e, se isso acontece, a decoração da sala acaba fracassando. Portanto, se ele passar alguns centímetros abaixo do sofá, melhor. Claro que toda regra possui exceções e em alguns casos, vale a pena deixar o tapete solto. Lembre-se apenas de usar o bom senso.
- Tapetes do Tipo Oriental combinam melhor com pisos lisos como o porcelanato.
- Para quem possui crianças pequenas em casa, que ficam em contato direto com o chão e mais próximos a ácaros, pó e sujeira, o ideal é comprar tapetes de fibra sintética, que são antialérgicos.
- Para salas de estar eu contam com limpezas freqüentes e não há muito transito de pessoas, vale a pena investir num tapete mais felpudo. Eles têm uma textura diferente e muito charmosa.
Como dica final, pesquise sempre o preço da peça que deseja comprar. Tapetes artesanais e importados costumam ser bem mais caros que peças nacionais. Sempre peça ao vendedor da loja para lhe mostrar a peça em seus detalhes e verifique sempre a procedência do tapete. É possível comprar também pela internet. Apenas verifique se a loja é confiável e recomendada por outros consumidores.
Boa noite, onde encontro para comprar um tapete como o colorido, sétima foto da matéria?
Obrigada