Hoje vamos falar sobre uma das plantas mais enigmáticas do planeta, a Vitória Régia! Veja a lenda, características e uso no paisagismo.
Lenda da Vitória Régia
A lenda da vitória régia é, sem dúvida, uma das mais conhecidas do folclore brasileiro. A mesma pertence ao meio cultural do norte do país, que é onde é mais fortemente conhecida. Em suma, ela nos explica a origem dessa planta aquática que hoje é considerada o símbolo do estado do Amazonas.
De acordo com essa lenda, a vitória régia foi em sua origem, uma índia que se afogou, tendo se inclinado em um rio na tentativa de dar um beijo no reflexo da lua. Segundo a cultura indígena, a lua era Jaci, por quem a mesma estava muito apaixonada.
Jaci era conhecido por sempre namorar as índias mais lindas da região, então, Naiá, que se transformara em vitória régia, era uma delas e esperava ansiosa para se encontrar com esse deus.
Ainda, segundo a lenda, todas as índias que se envolviam com Jaci eram levadas para o céu e transformadas em estrelas. Sabendo disso, todos avisaram Naiá que ela deixaria de ser índia caso se encontrasse com Jaci, entretanto, sua paixão por ele era tão grande que ela não ouvia ninguém.
Certa noite, Naiá, resolveu tentar se encontrar com Jaci e fora até a beira do rio. Chegando lá, a mesma viu o reflexo da lua na água e se agachou para beijá-lo. Em seguida, caiu na água e despertou-se da ilusão, mas já era tarde. Ela tentou se salvar, mas acabou morrendo afogada.
Depois, ao descobrir o que havia acontecido com a índia, Jaci se comoveu e, então, resolveu lhe fazer uma homenagem. Em vez de transformar a moça em uma estrela como era comum fazer com as outras, a transformou em uma linda planta aquática, a vitória régia. Por isso, consideramos a planta como sendo a estrela das águas.
Lenda da Vitória Régia
De nome científico Victoria Amazonica, a vitória-régia é a maior flor das Américas e também é chamada de Jacanã. Embora suas folhas enormes sejam o que mais chama atenção, a mesma também dá flores lindas!
As flores dela possuem numerosas pétalas, nascem brancas e vão ficando rosadas. Além disso, temos aqui flores muito perfumadas e sua floração ocorrer na primavera e no verão.
Características
Sua principal características, sem dúvida, são as folhas grandes. As mesmas são flutuantes, e apresentam bordas avermelhadas e bem levantadas. A parte de dentro, traz uma rede de nervuras e vários compartimentos cheios de ar, com pecíolos grandes e com espinhos.
Por fim, a planta se multiplica por meio de rizomas e também usando suas sementes que podemos germinar na água. Confira, a seguir outras características da vitória régia.
- Tamanho: podem atingir 2,5 metros e suportam até 50 quilos;
- Folha: folhas verdes, com bordas avermelhadas e altas;
- Origem: A planta tem origem aqui no Brasil, Guianas e também na Bolívia;
Vitória Régia No Paisagismo
Por ser linda e exótica, ainda usa-se a vitória régia em paisagismo urbano. Então, podemos vê-la em grandes lagos ou pequenos espelhos d’água. Por certo também fica linda em decoração de jardim com fonte, por exemplo.
Comentários