Armários Planejados – Armários de cozinha sala ou quartos



Casas e apartamentos estão cada vez menores e ganhando personalização em cada canto, de maneira a aproveitar ao máximo o espaço disponível. E mesmo quem dispõe de uma casa maior vai poder aproveitar melhor cada canto e torná-lo útil se dispuser de armários planejados. Além disso, é muito mais agradável para uma pessoa habitar um lugar que tem a “sua cara”, podendo escolher cores e formatos de acordo com seu estilo de vida.

Armários Planejados – balcão e armário planejado em cozinha, veja os tamanhos dos móveis ficaram perfeitos

Organizando a sua casa com armários planejados

Apesar de saírem substancialmente mais caro que móveis produzidos em massa, os armários planejados possuem duas vantagem bastante claras:

  1. Se adaptam perfeitamente ao seu ambiente. Por serem móveis sob medida, não há risco de na hora de montar, o armário ficar muito grande ou muito pequeno. Além disso, é possível fazer pequenas correções no móvel, como recuos onde passarão pilares ou outra saliência de uma parede,tornando o encaixe da peça preciso e perfeito;
  2. Possuem uma gama muito maior de materiais ou texturas a serem utilizadas. Por contar com a liberdade da personalização, os móveis planejados dão ao cliente o poder de escolha do padrão de cores, que costuma ser muito limitado no caso da mobília comprada pronta.

Além do mais, os móveis podem receber um grau de personalização para deixá-los muito mais com a cara do ambiente que você quiser decorar, como veremos a seguir.

Na Sala de Jantar

No Brasil, a primeira fábrica de armários embutidos surgiu ainda na década de 50. De lá para cá mais fabricantes começaram a produzir móveis especialmente para aproveitar interiores ao máximo e agradar famílias abastadas, já que móveis personalizados conferem status à residência.

A sala de jantar ganhou destaque, sendo o ambiente para receber os amigos e realizar as refeições; e a cozinha ficou sendo o lugar para se “fazer a comida”.

E para aproveitamento de espaço e para dar um toque de sofisticação a esse cômodo, o armário planejado é sem dúvida, um item crucial.

Sala de jantar com armário planejado ao fundo, com um nicho que ainda pode ser usado para abrigar uma TV ou objetos de decoração da casa.

Em cozinhas

A cozinha é sem dúvida o cômodo que mais “diminuiu” com o passar do tempo. O estilo americano, por exemplo, menor e com integração com a sala de estar (separadas apenas por um balcão), ocupa muito menos espaço e permite que os visitantes interajam com quem está cozinhando e vice-versa. Assim, tornou-se necessário adaptar cada nicho e gaveta de maneira que todos os utensílios tenham seu espaço sem que o cômodo precise ser necessariamente grande.

Um projeto de cozinha pode ser completo ou não. É possível encomendar partes, investindo aos poucos. No caso do armário, por exemplo, os módulos são instalados ou adaptador posteriormente. As paredes escolhidas para a instalação do armário devem ser medidas por um especialista que garanta que todo o espaço seja aproveitado. É possível, inclusive, deixar um espaço apto para forno ou fogão, assim como geladeira no projeto. Há também a opção da “ilha”, que instala o fogão no meio do cômodo, numa espécie de bancada. A escolha fica por conta do estilo escolhido para a casa e do espaço disponível.

Cozinha com bancada e armários planejados alocados em um espaço super aconchegante

Pias e Balcões

Para a pia, há projetos que juntam o balcão e/ou paneleiro ao mármore, harmonizando o ambiente. A bancada também pode servir como mini-adega, produzida em madeira maciça: pequenos nichos abrigam as garrafas.

Para quem não tem espaço para uma mesa, um balcão acoplado ao armário, dá sensação de amplitude e integração à cozinha e as cadeiras podem ser substituídas por banquetas.

Um armário planejado trará muito mais organização a uma cozinha. Antes de encomendar um projeto, recomenda-se buscar opiniões de outras pessoas a respeito da fábrica escolhida, assim como informações sobre a matéria prima utilizada e planos de garantia. Algumas garantem vários anos. E quanto melhor for projeto, maior vida útil terá.

Nos quartos

Seguindo mesma lógica aqui, nos quartos, os armários planejados abrem uma gama muito maior de decorações possíveis, já que as texturas escolhidas para os móveis podem ser diferentes das que normalmente compramos em lojas de móveis prontos. É possível encontrar uma série muito maior de texturas em MDF disponível, o que permite aos fabricantes um poder de personalização muito maior do móvel, e ao consumidor, dá uma gama maior de opções de cores e padrões de textura para o mobiliário.

Quarto de casal com armários planejados, ocupando a parede inteira

guarda roupas planejado recebendo iluminação indireta na porta com luzes LED. Veja que efeito magnífico faz a iluminação na porta do armário

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários