Como acabar com formigas

As formigas são uma verdadeira praga urbana: invadem nossas casas em busca de alimento, e no processo, podem acabar transmitindo doenças já que curculam entre o lixo e a comida. Por isso é importante manter o controle dessa praga urbana, e acabar com os focos logo que notados. No Brasil, existem 2.000 espécies de formiga e de 20 a 30 dão pragas.

As colônias variam de tamanho e podem ser construídas em diversos locais, como o solo – tanto superficialmente como no subterrâneo –, cavidades/frestas de madeiras e/ou troncos, sob plantas, azulejos, piso, aparelhos domésticos, mobiliário, batentes de porta etc. As formigas causam incômodo por infectarem instrumentos médicos, centros cirúrgicos, alimentos, entre outros, pois carregam bactérias junto ao corpo. Picadas de algumas espécies podem ser doloridas e provocar reações alérgicas.

Formigas

Formigas

Espécies de Formigas mais comuns

As principais espécies urbanas são:

  • a formiga-acrobática (Crematogaster spp.), recebe este nome por “levantar” seu estômago acima do mesossoma quando se sente ameaçada. Faz o seu nnho no interior de residências (batentes de portas, guarnições de janelas e paredes de alvenaria), em árvores e montes de madeiras ocas e no solo. Consome tanto alimentos ricos em proteína quanto doces. As operárias desta espécie têm uma picada dolorosa;
Formiga acrobática

Formiga acrobática

  • a formiga-argentina (Linepithema humile) nidifica tanto fora como dentro das residências e prefere ambientes úmidos, como boxes de chuveiros e pias. Sua colônia pode ser encontrada em floreiras, no solo e em frestas de parede;

    Formiga argentina

    Formiga argentina

  • a formiga-carpinteira (Camponotus spp.) Faz o ninho em buracos nas árvores e no solo, dentro de residências (fendas em paredes, gavetas, forros de madeira, assoalhos, rodapés, portas e batentes de janelas). Esta espécie pode infestar aparelhos elétricos. Preferem substâncias adocicadas, mas pode se alimentar de carne;
formiga carpinteira

formiga carpinteira

  • as formigas-cortadeiras são o terror de quem possui um jardim florido ou com várias espécies vegetais. Essas formigas – mais comuns em cidades do interior – cortam as folhas das plantas e as carregam para o ninho, causando uma grande devastação no jardim. Existem diversos tipos de formigas cortadeiras, como a Saúvas, as Correição, a Tanajura, entre outras.
Formigas cortadeiras

Formigas cortadeiras

  • a formiga-de-fogo (Solenopsis invicta) também conhecida como formiga pimenta, faz o ninho no exterior das residências, no solo ou nas árvores, principalmente nas frutíferas. São atraídas por alimentos na cozinha, e sua característica mais marcante é a picada extremamente dolorosa, que dá o seu nome.
formigas pimenta

formigas pimenta

  • a formiga-fantasma (Tapinoma melanocephalum) nidifica em batentes de portas e rodapés e atrás de azulejos. Além de pouco estruturados, mudam os ninhos de lugar com frequência;
A formiga fantasma recebe o seu nome pela coloração clara do seu corpo

A formiga fantasma recebe o seu nome pela coloração clara do seu corpo

  • a formiga-faraó (Monomorium pharaonis), também conhecida como formiga-do-açúcar, faz o ninho em locais diversos e pode estragar eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos;
Formiga faraó - um tipo extremamente pequeno de formiga, que se infiltra facilmente em frascos de açúcar e de alimentos

Formiga faraó – um tipo extremamente pequeno de formiga, que se infiltra facilmente em frascos de açúcar e de alimentos

  • e a formiga-louca (Paratrechina longicornis) nidifica fora e dentro das residências – atrás de janelas e sobre forros de madeira ou outro material. É possível detectar onde está o ninho desta espécie seguindo as operárias.

Dedetização e como acabar com formigas

Para se livrar desses indesejáveis seres, mantenha a casa o mais limpa possível; descubra onde elas se concentram (dentro de armários, fendas e furos no chão) e tape os buracos com silicone ou massa plástica, e se for um buraco pequeno, tape com cola para que não possam sair; conserte falhas (rachaduras e frestas) na estrutura; tampe baldes de lixo; não deixe alimentos destampados, expostos e/ou fora da geladeira; o aspirador de pó elimina as formigas temporariamente, pois no dia seguinte outras aparecerão. Por isso, há de se acabar com o foco, de onde elas vêm.

Há algumas soluções caseiras, como espalhar tanto bicarbonato de sódio e açúcar como canela em pó e cravo pelos lugares onde as formigas possam entrar, afastando-as; esfregar o piso com vinagre e água, afugentando as formigas com o odor da mistura; fazer suco com limões e colocar em um recipiente com spray para assim vaporizar o suco no piso onde haja formigas. Também pode colocar várias rodelas de limão perto das portas e janelas; o mesmo dá para fazer com água e sabão: colocá-los em uma garrafa com borrifador (tipo spray) e pulverizar as formigas com esta mistura. Elas morrerão ao entrarem em contato com o detergente; existem até certos produtos específicos, como veneno, para acabar com as formigas. Os venenos são adocicados e as formigas podem morrer pela ingestão desse produto ou carregando a isca até o formigueiro e matando toda a colônia. São superperigosos para crianças e animais de estimação que podem ser intoxicados, por isso é uma tática arriscada.

Mas o mais recomendável é sempre chamar mão de obra especializada, como uma dedetizadora para que não haja danos maiores.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Comentários