Sabendo da dificuldade que existe, por parte de algumas pessoas, na hora da instalação do piso – no modelo que escolheram – decidimos dar algumas dicas e falar da instalação específica de alguns modelos e hoje o piso é o porcelanato. Ao contrário do que muita gente imagina, o porcelanato possui algumas particularidades em relação às cerâmicas tradicionais que tornam sua instalação diferente dos azulejos comuns, inclusive usando tipo de massa de colagem diferente, por causa de suas características físicas diferenciadas.

passo a passo de como colocar piso porcelanato
Como colocar piso porcelanato passo a passo

Se você escolheu esse belo piso para estampar o chão da sua casa, trabalho ou comércio, fique por aí e confira as dicas e sugestões que trouxemos para te ajudar nessa tarefa que, apesar de parecer difícil é bem simples, e descubra como instalar porcelanato passo a passo!

Passo a passo – como colocar pocelanato

1- Pré aplicação

Antes de começar a colocação do seu piso você deve fazer algumas considerações, veja na lista abaixo:

  • Verifique se a superfície que irá receber o piso está em condições. Ele deve ser regular, sem poças ou caroços.
  • Verifique se a superfície está limpa, seca e sem nenhum tipo de óleo que possa comprometer o assentamento dos pisos.
  • Defina, de acordo com o ambiente onde será instalado o porcelanato, qual será o tipo de argamassa usado. Por exemplo, se será o Argamassa Porcelanato Interna ou o Argamassa Porcelanato Externa.
  • Esqueça aquele mito de deixar o porcelanato de molho na água um dia antes da sua aplicação. Nada disso! O seu produto não necessita ser molhado, nem umedecido e muito menos ficar de molho.
  • Defina, antecipadamente, o ponto onde se inicia a aplicação do piso.

2- Modo de aplicação

piso porcelanato deve ser aplicado sobre o contra piso / piso zero ou então sobre o emboço / reboco curados aproximadamente 14 dias. Ou seja, você deve começar o trabalho de assentamento do piso cerca de 14 dias antes.

Passo a passo

Aplicação da argamassa

Depois de preparar a área e também já ter preparado o argamassa e estudado bem o projeto, é hora de colocar as mãos na massa.

Comece aplicando a argamassa, em partes, na superfície onde você irá assentar o porcelanato. Na hora de colocar o argamassa use o lado liso da desempenadeira, e não se esqueça de gerar uma espessura de aproximadamente 5 milímetros.

Formação dos sulcos

Depois de aplicada a argamassa com o lado liso é hora de fazer alguns sulcos na massa. Para isso utilize o lado dentado da desempenadeira e faça os sulcos ao logo de toda a argamassa.

Preparação da peça

Antes de jogar o porcelanato lá na argamassa é preciso antes colocar um pouco de massa no fundo da peça da mesma maneira – primeiro com a parte lisa e em seguida formando sulcos com a parte dentada.

Assentamento da peça

Depois da peça já ter a massa no seu fundo basta posiciona-la onde a mesma será aplicada e ir movimentando-a levemente até que ela chegue a posição que você deseja.

Depois de assentadas não se esqueça de ir retirando aqueles excessos que geralmente ficam entre uma peça e outra.

Rejunte

Depois de assentadas todas as peças, aplique um rejunte de sua preferência sobre os vãos das peças.

Em seguida é só limpar, retirando os excessos e prontinho! Porcelanato assentado com sucesso!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Nenhum comentário

Deixe uma resposta