Pintura Eletrostática: o que é e como funciona

Você já ouviu falar de pintura eletrostática? Essa técnica, como o próprio nome sugere, utiliza eletricidade estática para fixar a tinta na superfície que será pintada. A superfície que receberá a tinta pode ser metálica, ferro ou outra, desde que possa acumular eletricidade estática em sua superfície.

Pintura Eletrostática

Pintura Eletrostática

A principal vantagem desse tipo de pintura é que a tintura fica mais resistente do que a tintura comum e a peça não ficará sem cor, mesmo que muito manuseada, comprimida ou flexionada. Esta é a razão para a utilização dessa técnica de pintura na indústria automobilística, tornando a pintura eletrostática mais resistente a arranhões, corrosão e outros tipos de danos.

Na construção civil, essa pintura é excelente para ser usada em estruturas metálicas aparentes, como tesouras metálicas de telhado, ou elementos estruturais em aço, como pilares metálicos de paredes de galpões industriais.

Treliça metálica da cobertura de telhado revestida com pintura eletrostática.

Treliça metálica da cobertura de telhado revestida com pintura eletrostática.

Tinta em pó

Para pintar utilizando a pintura eletrostática é necessário carregar o material com uma carga negativa antes de projetar a tinta.

Essa tinta geralmente é vendida em pó (de poliéster, epóxi, poliuretano, etc.) e que tem uma carga eletrostática diferente da carga da peça que será pintada.

Entre as vantagens da tinta em pós, podemos citar o fato da resistência, além de permitir a aplicação de camadas mais espessas e longevas. Além disso, uma peça pintada a partir da técnica da pintura eletrostática fica visualmente mais bonita. Ou seja, o resultado final compensa bastante.

Outro fator interessante é o fato do baixo (quase nulo) desperdício já que a aplicação é econômica e reutilizável, chegando a 98% de aproveitamento.

Já as desvantagens são a longo prazo: elas podem se degradar depois de 5 a 10 anos de exposição aos raios UV, por exemplo. Além disso, o investimento nesse tipo de pintura não é barato, financeiramente falando.

Como é feita a pintura eletrostática

O pressurizador é o equipamento utilizado para jogar a tinta em pó diretamente sobre a peça a ser pintada, com grande velocidade. Para o melhor manuseio, existe uma pistola aplicadora que permite a cobertura total da peça de uma maneira mais prática.

Aplicação da pintura eletrostática com pistola de tinta

Aplicação da pintura eletrostática com pistola de tinta

Geralmente é aplicada uma tinta base, com o pressurizador: Para isso, após a peça estar “jateada” uma primeira vez, ela recebe o jato de tinta na cor da base. A secagem é o grande diferencial nessa técnica, já que a peça vai secar em um forno ligado a altíssimas temperaturas (250 graus).

Após a secagem da base, é hora de pintar a peça com a cor escolhida previamente. Em todas as fases da pintura, a peça volta para o forno ligado para sua secagem.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Comentários