Reboco – Aprenda como fazer reboco ou argamassa de revestimento

Dentre todos os tipos e variedades de revestimentos existentes no mercado, o reboco ainda é um dos mais tradicionais e mais usados. Na verdade o reboco é o nome que se dá apenas a etapa final do revestimento argamassado, mas é comumente referido como todo o processo de revestimento. Para fins de praticidade, vamos nos referir como ‘Reboco” ao processo inteiro de preparação e aplicação da argamassa de revestimento.

Aplicação externa de reboco em várias etapas: emboço, reboco e pintura

Aplicação externa de reboco em várias etapas: emboço, reboco e pintura

Como Preparar o Reboco

Bom, primeiro de tudo, precisamos saber que o revestimento argamassado é feito em 3 partes: Chapisco, emboço e Reboco. A seguir ensinaremos a maneira correta de preparo a aplicação de cada uma destas 3 etapas.

Como Fazer Chapisco

O chapisco é a primeira parte  do reboco.é uma camada aplicada diretamente sobre a alvenaria, numa espessura que varia entre 5 a 7 mm, para criar maior aderência entre a alvenaria e as camadas de emboço. Trata-se de uma argamassa com traço 1:3 de cimento e areia média, e a aplicação é feita com colher de pedreiro ou equipamento apropriado.

O chapisco ajuda muito na fixação do emboço e do reboco, mas às vezes, pedreiros experientes acabam dispensando ele. A essa técnica se dá o nome de “Reboco Paulista”. Entretanto ele é fundamental sobre estruturas de concreto armado, como vigas e pilares, que costumam ser lisos e sem ranhuras, para evitar o desemplacamento do reboco nestas áreas.

aplicação do chapisco em parede

aplicação do chapisco em parede

Como Fazer o Emboço

O Emboço trata-se da segunda camada do reboco. É uma massa que elimina as irregularidades da alvenaria e do chapisco, normalmente com cerca de 2 cm de espessura. É importante que o emboço tenha espessura constante por toda a parede, para evitar excentricidades no cálculo estrutural, que podem resultar em risco para a segurança,para isso,é necessário que a alvenaria tenha sido feita perfeitamente nivelada. Por isso não se recomenda que os pedreiros “tirem na massa” as diferenças de nível da parede.

O emboço é aplicado pelo menos 24 horas depois do chapisco, com traço usual de 1:2:6 (cimento, cal hidratada e areia média) para revestimento externo e 1:2:8 para revestimento interno. Após aplicado, é feito o chapeamento do reboco, isto é, alisamento com colher de pedreiro, seguido do sarrafeamento, ou seja, alisamento da superfície com uma régua ou guia de madeira.

emboço aplicado e regularizado em parede interna

emboço aplicado e regularizado em parede interna

Vale lembrar que os traços acima citados são de referência para uma obra padrão. Prédios e obras de maior vulto,ou mais sujeitos a ação das intempéries podem exigir um traço mais reforçado.

Como Fazer o Reboco

O processo final do revestimento argamassado, o reboco é a terceira camada aplicada sobre o emboço. O reboco só pode ser aplicado 21 dias após o emboço. É importante respeitar esse prazo, mesmo que o emboço pareça seco e pronto para receber o acabamento, pois o reboco pode acabar tampando a “respiração”. Apesar de ter um resultado igual (se não respeitarmos o prazo de 21 dias), o resultado pode ser desastroso: o reboco ficará mais fraco, mais sujeito a desemplacar, apresentar trincas ou estragar por causa da umidade ascendente.

O reboco consiste em uma camada de cimento, cal hidratada e areia fina aplicada em uma camada de até 5mm opara dar o acabamento. O traço utilizado nesse caso pode ser de 1:3 de cal e areia final somado a 50Kg de cimento para cada m³ de argamassa preparado. Hoje em dia é comum também a prática de dispensar o reboço, deixando o revestimento apenas no emboço, que seria reguado para obter-se resultado semelhante.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

One Response - Add Comment

Comentários