Curso de Eletricista Senai 2021

O curso de eletricista do Senai 2021 tem o objetivo de ensinar aos seus alunos todas as técnicas básicas necessárias. Assim, os eletricistas formados pelo curso de eletricista do Senai 2021 devem concluir a sua capacitação sendo capazes de instalar, reparar e fazer a manutenção de instalações elétricas.

Esses profissionais também serão capazes de realizar todos os serviços de maneira segura e de acordo com os protocolos estabelecidos, algo que recebe muita relevância no decorrer do curso.

Além disso, o Senai dá importância ao empreendedorismo, preocupando-se em transmitir o básico sobre o tema aos alunos. Ou seja, a pessoa ainda pode escolher se prefere um trabalho autônomo ou uma carteira assinada.

Curso de Eletricista SENAI 2021

Curso de Eletricista SENAI 2021

Curso de Eletricista Senai

Hoje em dia, a grande maioria das empresas dá preferência à contratação de  funcionários que são qualificados. Isso porque esses empregados costumam trazer mais efetividade à firma. Nesse sentido, destacam-se os cursos profissionalizantes. Essas especializações preparam os alunos para o mercado de trabalho de modo prático e rápido.

Um exemplo de uma dessas capacitações é o curso de eletricista do Senai. O mesmo é voltado para aquelas pessoas que possuem o desejo de trabalhar com instalações elétricas. O profissional dessa área possui amplas opções de trabalho, podendo escolher dentre diversos setores, que vão do industrial ao comercial.

A seguir, daremos todas as informações que você precisa sobre essa especialização e sobre o Senai.

Conteúdo do Curso de Eletricista Senai

O conteúdo do curso de eletricista do Senai depende da modalidade escolhida pela pessoa. Dentre as possibilidades que a instituição oferta, tem duas que são mais procuradas, cada qual com os seus conteúdos. Veja, a seguir, um pouco mais sobre os módulos de cada uma.

  • Automação Predial:
  • Alarme Patrimonial;
  • Alarme de Incêndio;
  • Circuito de TV;
  • Sistemas;
  • Simbologias;
  • Empreendedorismo e Comunicação.
  • Eletricista Instalador:
    • Eletricidade Geral;
    • Instalações Elétricas;
    • Empreendedorismo e Comunicação.

✅ Confira também o conteúdo de outros cursos profissionalizantes da construção civil:

Vale lembrar que para receber o seu certificado, o aluno deve concluir todas as etapas da modalidade, além de ser aprovado nas avaliações às quais for submetido.

Carga Horária do Curso de Eletricista Senai

Assim como o conteúdo administrado, a carga horária do curso de eletricista do Senai varia de acordo com a categoria escolhida. O curso de Automação Predial, por exemplo, tem uma duração de 120 horas, enquanto o curso de Instalações Elétricas requer uma carga horária de 180 horas.

Mercado de trabalho do Curso de Eletricista Senai

Como o Senai atua em todo o país, o certificado da instituição é reconhecido por todas as empresas nacionais.

O eletricista formado atuará de acordo com a sua categoria, que deve ser escolhida no momento da inscrição. Atualmente, muitos profissionais optam pelo setor da construção civil, uma vez que a demanda por profissionais dessa área costuma ser alta.

O eletricista também poderá atuar em serviços mais simples, porém, igualmente requisitados, como a manutenção e a realização de instalações domiciliares, além de ser apto a instalar equipamentos domésticos.

✅ Descubra também como  está o mercado de trabalho para quem se capacita para esses cursos:

Assim, o atuante dessa área que possui uma boa especialização não costuma ter dificuldade em encontrar empregos. E vale lembrar que mesmo decidindo trabalhar de modo autônomo, a certificação é importante para garantir um trabalho bem feito e seguro, tanto para o profissional quanto para os clientes.

Quanto ao salário de um eletricista, o valor costuma variar bastante, já que muitos preferem atuar de maneira autônoma. A média gira em torno de R$2.300.

Inscrição do Curso de Eletricista Senai

O Senai possui unidades em todo o Brasil, então o curso de eletricista pela instituição é ofertado em todos os estados do território nacional.

A inscrição normalmente é realizada de modo presencial. Além disso, alguns requisitos são necessários. Veja quais são:

  • Possuir o certificado de conclusão da 5ª série/6º ano do Ensino Fundamental;
  • Possuir pelo menos 18 anos.

Você pode descobrir quais unidades do seu estado ofertam a capacitação de eletricista diretamente no site da instituição. Para isso, você deve:

  • Acessar a página do Senai, clicando aqui;
  • Inserir o seu estado e a sua cidade nos campos indicados;
  • Clicar em “buscar”;
  • Escolher a unidade desejada e clicar no link dela para saber mais;
  • Anotar os endereços e os telefones informados;
  • Entrar em contato com essas unidades para se informar sobre os cursos ofertados e sobre os processos seletivos.

Curso de Eletricista Gratuito no SENAI

Os cursos do Senai, em sua maior parte, são pagos. Porém, as unidades possuem programas de bolsas, as quais são voltadas para a população carente.

Para participar desse programa, um dos requisitos é que o interessado não tenha uma renda familiar superior a 1,5 salário mínimo.

Além disso, as vagas gratuitas são limitadas. Então, se você possuir interesse em uma dessas vagas, é importante ficar de olho nas informações divulgadas nas unidades da sua região. As novidades normalmente são veiculadas no site do Senai, mas você também pode telefonar ou mandar um e-mail para as escolas da sua cidade. Todos os canais de comunicação

Comentários