Peperômia Obtusifólia » Significado, Tipos, Como Cuidar, Como Plantar

Conheça a planta herbácea peperômia obtusifólia, com suas folhas arredondadas em verde brilhante e aprenda como cuidar dela em casa. 

As peperômias estão espalhadas em 1600 espécies e a obtusifólia, embora linda, não é a mais popular.

Conhecida em países de língua inglesa como “baby ruber plant”, ela vem se tornando cada dia mais presente nos lares. Aqui no Brasil, ela é mais conhecida em cidades do interior, mas nos últimos anos, pudemos notá-la com maior frequência em lares urbanos.

O apelido inglês é divido o tamanho de suas folhas que é bem pequeno e também pela consistência que parece uma borracha brilhante. Então… Vamos conhecer melhor a peperômia obtusifólia?

Peperômia Obtusifólia

Peperomia Obtusifolia

Peperomia Obtusifolia

À mesma pertence à família Piperaceae, ou seja, temos aqui uma parente da pimenteira.

Assim como a flor Amélia, ela é mais uma das plantas que gostam de sombra ou meia-sombra. Por esse motivo é tão usada na decoração de ambientes.

Sendo assim, se quiser uma boa indicação de planta para apartamento, pode investir na peperômia obtusifólia sem medo.

Em se tratando do local de origem dela, podemos dizer que a mesma é encontrada com frequência em regiões da América Central e do Norte. No entanto, estima-se que a mesma venha da Flórida.

Além disso, também podemos encontrá-la em países do caribe e também em diversas regiões do México.

Caso tenha interesse em cultivar a peperômia obtusifólia em casa, saiba que ela é uma planta de chão, mais precisamente de florestas úmidas.

Isso significa que suas folhas se desenvolvem melhor recebendo luminosidade indireta, por entre árvores ou plantas de maior porte.

Seu habitar também nos informa que a mesma retira nutrientes de solo ricos em restos de folhas e outros detritos naturais. Portanto, você já tem uma pista importante de como deverá cuidar dela em casa.

Significado

Como já deve ter observado, a peperômia obtusifólia possui muitas folhinhas juntas. Então, um dos seus significados tem a ver com união.

Também simboliza, senso criativo, amorosidade, alegria e amizade. Ótimo presente para amigos, casais ou para decorar ambientes onde grupos se encontrem.

Em alguns países as pessoas costumam usá-la em ambientes de trabalho que exigem muita criatividade. Por exemplo, edição de revistas e jornais, escolas e outros.

Tipos

Caso seu objetivo seja decorar ambientes com plantas, minha dica é combinar esta peperômia com a espada de São Jorge ou outras suculentas.

A princípio, a única espécie que podemos denominar obtusifólia é a que estou mostrando neste post.

Como Cuidar Da Peperômia Obtusifólia

Como já falei antes, temos aqui uma planta que gosta muito da meia-sombra, então é perfeita para ter em casa.

Também poderá cultivá-la em jardim se este tiver algumas plantas de médio e grande porte que possam filtrar a luz solar. A depender de onde mora, é possível colocá-la em uma varanda ou próximo a janelas.

Vejamos como cuidar da peperômia obtusifólia:

  • Adubação: rico em matéria orgânica 
  • Rega: a planta prefere solo úmido, portanto, regue com frequência, mas sem encharcar;
  • Poda: a poda apenas deve ser feita com o propósito de retirar folhas secas e mantê-la saudável e bonita;
  • Iluminação: jamais deixe sua planta em local que receba luz direta do sol, pois suas folhas sensíveis se queimam com facilidade;

Como Plantar

A peperômia obtusifólia pega de maneira bem fácil e você pode fazer usando suas touceiras. Veja como:

  • A princípio, retire a planta do vaso ou do chão com bastante cuidado;
  • Em seguida, encontre suas touceiras e retire-as;
  • Por fim, basta plantar em terra adubada com matéria orgânica;
5/5 - (1 vote)

Comentários