Iniciada no Japão, a aplicação dos pisos táteis deu-se em plataformas de estações de metrô e trens, a fim de indicar o limite de chegada até a beira da plataforma aos passageiros. A ideia é prática e segura para sinalizar ambientes e oferecer independência aos deficientes visuais. É uma linguagem universal e seu significado deve ser evidente de fácil reconhecimento. Ou seja, caso o deficiente visual precise viajar, ele deve encontrar a mesma linguagem simbólica. Há uma década no Brasil, seu conhecimento é relativamente novo e ainda há muito que se fazer para melhorar a acessibilidade, embora já exista a norma técnica NBR 9050 da ABNT, que apresenta acessibilidade universal a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Confira a seguir mais informações sobre o piso tátil.

Aplicação de revestimento tátil nas calçadas da Avenida Paulista
Conteúdo
O que é e para que serve o piso tátil
Também conhecido com superfície tátil, pavimento tátil e podotáteis, o piso tátil consiste em faixas em alto relevo com textura e cor diferentes fixadas no chão para auxiliar na caminhada de pessoas principalmente com deficiência visual e baixa visão. O piso é importante para dar autonomia a estas pessoas para que caminhem com segurança. Basicamente existem duas tipologias de piso tátil: o direcional e o de alerta.

A esquerda, o piso direcional, que indica ao deficiente visual a seguir em frente, e a direita, o piso de atenção, que indica a existência de algum obstáculo
Piso tátil direcional
Também conhecido como guia –, que consiste em direcionar/guiar uma pessoa por meio de uma trilha, detectada com a ajuda da bengala dobrável;
Piso tátil de alerta
O piso alerta (de “bolinha”), como o próprio nome já diz, consiste em alertar o indivíduo de obstáculos (uma lixeira no meio do caminho, por exemplo) e perigo (um buraco na calçada, telefone público, árvore, uma curva). É instalado a pelo menos trinta centímetros do início e término de rampas e escadas, em frente à porta de elevadores e rampas de acesso a calçadas.
Tipos de piso tátil
- O piso tátil de borracha é o mais comum e indicado para uso interno (encontrado principalmente em plataformas de estações de trem e metrô). Além de ser antiderrapante, possui grande variedade de cores e é fixado com adesivo de contato, sempre com as distancias entre os pinos e disposições de acordo com a norma técnica citada.
Piso emborrachado tátil no interior de agência bancária
- O piso tátil hidráulico é indicado para ambientes externos, por isso é fabricado em cimento/concreto. Esse material é antiderrapante e resistente – principalmente por causa das intempéries (diferenças de climas) –, e também de fácil manutenção. As cores fortes auxiliam na identificação para as pessoas com bom baixa visão.

Ladrilho tátil hidráulico é o mais recomendado em termos de custo benefício para ambientes externos
- O piso tátil inox não é tão comum. É fabricado em aço inox e com “elementos soltos” para preservar o projeto arquitetônico original e é indicado para uso interno, sendo fixado com fitas de dupla face.

Uma novidade são os recentes pisos em aço inox, que possuem um grau de resistência muito alto
É bom deixar claro que o excesso ou má colocação e até mesmo em locais inadequados podem confundir e atrapalhar a locomoção dos deficientes visuais. Por isso, ao instalar esse tipo de piso deve-se basear na norma técnica.
Comentários