Ranunculus » Tipos, Significados, Como Cultivar e Preço (VEJA)

Muito usada na decoração de ambientes, de uma beleza estonteante e muito delicada. Conheça a ranunculus, flor muito similar à rosa.

É justamente por sua beleza que estas flores são tão solicitadas quando o assunto é ornamentação de eventos e decoração de interiores.

Elas são conhecidas também por terem uma aparência similar às tão populares rosas que tanto amamos. Também podemos usá-las para confeccionar arranjos de mesa.

Além disso, o ranunculus permite cultivo em canteiros, jardins e também em vasos dentro de casa. No entanto, a ranunculus asiaticus exige alguns cuidados.

Por serem mais frágeis, ao chegarem em forma de buquê precisam ser postas de imediato em um vaso com água.

Quer saber mais sobre esta flor? Então confira os tipos, seu significado e como cultivar.

Tipos de Ranunculus

Também conhecido como botão de prata ou botão de ouro, o ranunculus é originário da Europa, Turquia e também do Oriente.

Possui cores bem vibrantes e vivas, tem mais de 600 espécies e podemos encontrar flores nas cores: vermelho, rosa, branca, amarela, neutro, laranja e também com dois tons.

Além disso, vale ressaltar que cada planta consegue produzir, em média, 70 flores. 

Sua floração ocorre uma vez ao ano, em alguns casos duas vezes e pode variar de acordo com o início e o final da estação.

Caso queira cultivar em sua casa, lembre-se de que apesar de os ranunculus não gostarem de altas temperaturas, precisam de local bem arejado e iluminado.

Portanto, o mais recomendado é que seus vasos fiquem fora de casa ou pelo menos próximos às janelas.

Fora da época de florescimento as flores murcham completamente, sendo necessário retirar seus tubérculos e também deixar de regá-las.

Por fim, além das flores bonitas, devo falar um pouco sobre as folhas. Elas são bem parecidas com samambaias e nos dão a sensação de frescor. Ótima opção para jardim suspenso!

Confira os principais tipos:

Ranunculus aquatilis

Ranunculus aquatilis

 

Ranunculus-asiaticus

Ranunculus-asiaticus

Ranunculus californicus

Ranunculus californicus

Ranunculus-acris

Ranunculus acris

Significados Do Ranunculus

Bem, como já falei aqui, temos várias cores dele, sendo assim, cada um traz seu próprio significado. Vamos conferir?

  • Branco: a versão branca representa o poder da sedução, por isso usamos muito em decoração de casamento e buquê de noivas.
  • Amarelo: simboliza atração entre duas pessoas, portanto, ideal para presentear namorada, pretendente, etc.
  • Vermelho: a flor vermelha simboliza um amor tímido mesmo que intenso.
  • Laranja: tem relação com vivacidade e aumento do apetite.

Como Cultivar Ranunculus

Temos aqui uma espécie que não deve manter contato direto com o sol. Então, devemos cultivar ranunculus em local iluminado, seco e com luz indireta.

Uma dica é deixar o vaso na varanda, terraço ou até mesmo em floreira, quando esta não está tão exposta aos raios solares.

Vejamos o passo a passo para ter uma planta bonita e saudável em casa.

  • Solo: em relação ao solo, providencie um sistema de drenagem para evitar excesso de água nas raízes. Use um substrato adequado para plantas com flores.
  • Rega: o solo dessa planta precisa estar sempre úmido, nunca encharcado ou seco. Por isso, deve-se usar os dedos para analisar. Além disso, é importante evitar deixar que a água caia muito sobre as flores.
  • Vaso: em se tratando de vaso ou floreira, não temos grandes exigências. Basta que os mesmos tenham pelo menos 15 cm de diâmetro por 20 de profundidade.

Preço

As mudas custam em média 15 reais, já as sementes ficam a partir de 5 reais o pacote.

5/5 - (2 votes)

Comentários