Para a decoração de um cômodo ficar completa e com a aparência devidamente finalizada e bonita, é muito importante saber escolher com cuidado os detalhes finais da composição. É nessa hora que entra a escolha entre os tipos de tapete, que possui uma grande relevância no efeito final.

Diferentes tipos de tapetes residenciais
Como existem muitos modelos de tapetes disponíveis no mercado, as pessoas sentem-se “perdidas” na hora de decidir. Por isso vale a pena conhecer melhor alguns dos modelos mais vendidos, suas características e aplicações na decoração antes de se decidir.
Conteúdo
Tipos de Tapetes
Tapetes de lã
Duráveis e macios, são de fácil manutenção, mas possuem um preço mais alto quando comparados aos outros tipos de tapetes. Como a lã aceita melhor do que os outros materiais qualquer tipo de tintura, é o material número um na fabricação de tapetes.

tapete de bolinhas de lã coloridas

Tapete para sala de lã com padrões orgânicos

tapete simples de lã para a sala
Tapetes de Acrílico
Por “imitar” a textura e a aparência da lã, é uma boa opção para quem dispõe de um orçamento mais apertado para investir nos tapetes. Não são tão duráveis quanto a lã, mas apresentam boa resistência contra manchas e marcas.

Tapete acrílico com padrão floral para o piso
Tapetes de fibras vegetais
São os tapetes fabricados a partir de juta, bambu, sisal e outros tipos de fibras. Eles são versáteis e servem para quase todos os ambientes. Eles são resistentes, mas não são recomendados para lugares úmidos.

Tapete de fibra vegetal usado sobre o piso de sala de estar
Tapete de Poliéster
Os tapetes de poliéster são 100% sintéticos e são conhecidos como “fios de seda”. São tapetes que oferecem brilho ao ambiente e são fabricados em modelos diferentes, cada tipo apresenta uma altura de fio.
Tapete de Veludo
Mais sofisticado e caro, apresenta grande conforto e pode ser encontrado nas versões lisa e estampada. É ideal para locais onde o trânsito de pessoas não seja tão intenso.

Tapete de veludo que imita o padrão de pedras no piso
Tapete de Algodão (Orgânico)
Eles podem ser produzidos artesanalmente ou à máquina e são mais suaves que os tapetes de lã. Em contrapartida, não são tão duráveis, mas são ecologicamente corretos e uma boa opção para quem é preocupado com as questões ambientais.
Dicas para escolher o tapete ideal
Dica 1 – Qualidade importa
Escolher uma peça apenas por sua cor, estampa ou preço pode não ser uma boa idéia. Deve-se pensar em todos os detalhes para utilizar melhor e por mais tempo a sua aquisição. Ele precisa ser fabricado com bons materiais, ter certificados e etiquetas que comprovem sua origem e garantia de que as lavagens futuras não vão danificar seu formato, cor ou textura.
Dica 2 – Pense no tamanho do ambiente antes de comprar
Para evitar erros na hora de comprar o tapete, tenha em mãos as medidas exatas do espaço que deseja cobrir com a peça. Quanto maior o tapete, mais móveis e espaço ele vai agregar. Salas pequenas pedem tapetes menores e salas grandes pedem tapetes maiores. Além disso, é perfeitamente possível utilizar mais de um tapete num mesmo ambiente. Entretanto, é necessário que as peças harmonizem-se entre si em cores e estampas (se um for muito estampado, o outro pode ser mais simples, por exemplo). Além disso, vale lembrar que o ideal é que o tapete fique preso ao sofá, evitando que saia do lugar.
Dica 3 – Segurança
Quando estiver procurando tapetes para ambientes infantis e áreas externas, leve em consideração não apenas a textura como também a segurança. É importante que a peça seja antialérgica e antiderrapante, para evitar acidentes.
Dica 4 – Pesquise bastante
Como dica final, pesquise sempre o preço do tapete que deseja comprar. Os preços variam muito. Sempre peça ao vendedor da loja para lhe mostrar o tapete em seus detalhes e verifique a procedência. É possível comprar também pela internet, se a loja é confiável e recomendada por outros consumidores e principalmente se você já viu a peça “ao vivo” antes.
Comentários