Você com certeza já deve ter ouvido falar no vidro temperado, no vidro laminado, no vidro gravado, entre outros. Pois é, a variedade de modelos de vidros existentes hoje em dia no mercado é muito grande e isso por vezes pode criar uma grande confusão na cabeça dos consumidores. Afinal qual é a melhor escolha? Qual vidro deve-se usar para cada situação?
Essas perguntas podem ser respondidas se você tiver um maior conhecimento sobre os diversos tipos e modelos de vidros. E foi pensando exatamente nisso que trouxemos hoje para vocês toda a informação necessária sobre um tipo específico de vidro – o vidro canelado.
Não se preocupe se o nome te parecer estranho, você vai descobri, ao longo desse artigo, tudo sobre o vidro canelado.
O que é Vidro Canelado
Comecemos por entender o que é o vidro canelado. O vidro canelado é um tipo de vidro obtido a partir do processo de estiragem do tradicional vidro liso De uma maneira bem simples e geral, o vidro canelado é aquele cheio de relevos, de “ondinhas”.
Essa formação da canela (chamamos de canela a parte em relevo) é obtida através do processo de troca de calor entre pontos equidistantes da lâmina de vidro durante a estiragem. Assim, esses pontos recebem um resfriamento maior e ocorre a sobre-espessura em cada uma das canelas.
O vidro canelado proporciona um visual bastante clássico e a sua ondulação confere ao produto uma excelente difusão de luz, mantendo, ao mesmo tempo, a privacidade do ambiente.
Esse modelo de vidro pode ser encontrado nas seguintes cores: bronze, fumê e incolor, garantindo assim a perfeita adaptação do produto a cada projeto em específico.
Onde usar
Esse vidro pode ser utilizado, de uma maneira geral, em todo e qualquer ambiente que necessite de uma boa iluminação natural mas que, ao mesmo tempo, também tenha a necessidade de uma maior privacidade. Dentre os vários locais e casos de utilização do vidro canelado temos os seguintes:
- Divisórias de ambientes, como sala e quarto, por exemplo;
- Box de banheiros;
- Janelas;
- Portas – estáticas e de correr;
- Na fachada de lojas;
- Divisória entre sala e jardim de inverno, por exemplo;
- Entre outros.
Limpeza
Muita gente tem dúvidas na hora de limpar o vidro, afinal as ondulações do mesmo podem dificultar a limpeza, diferentemente do vidro liso que não apresenta nenhum tipo de relevo. Pois é, mas não se assustem porque o vidro canelado é também bem fácil de se limpar.
Existem basicamente duas formas de se limpar o vidro canelado:
- Caso o vidro esteja num ambiente onde você possa jogar água, escolha uma vassoura com cerdas macias e um sabão neutro para fazer a limpeza, em seguida enxague com a água. O vidro ficará como novo.
- Já se for uma porta interna ou algo assim – onde não é possível jogar água – o ideal é fazer a limpeza com um pano humedecido com algum produto específico para vidros e outro pano seco. A limpeza será igualmente produtiva em ambos processos.
Coloquei vidros cancelados em todas as minhas janelas e vitros eles ficaram com manchas brancas. Isso é normal?
Não Eliana, isso não e normal. Consulte o seu fornecedor.