Iluminação externa para jardins e fachadas



A iluminação é um item importantíssimo em qualquer residência, não é mesmo? Ou você já viu alguma casa sem “iluminação” ? Pois é, todos já sabemos que a iluminação é sim importante, mas não estamos falando apenas da luz no seu quarto ou na sua sala não… O seu jardim, o quintal e até mesmo a sua varanda merecem ser iluminados! Por isso mesmo decidimos trazer hoje para vocês um artigo completo sobre tudo o que você precisa saber a respeito da iluminação exterior. Então se o seu jardim ainda está no escuro, você deve continuar lendo esse post!

Dicas e ideias de iluminação Exterior

A iluminação artificial de áreas externas serve para valorizar aspectos importantes da sua casa e jardim. Serve, por exemplo, para evidenciar algum detalhe arquitetônico ou revestimento da fachada, alguma vegetação ou nicho do jardim. Existem apenas algumas regrinhas para tornar mais agradável a iluminação nesses pontos, que são evitar o ofuscamento – de preferência “esconder” os refletores da vista do observador, e evitar o uso de iluminação colorida, que é considerada de mau gosto.

Iluminação externa de fachadas

Fachada moderna iluminada

Fachada moderna iluminada

Iluminação externa de fachada de casa sem telhado moderna

Iluminação externa de fachada de casa sem telhado moderna

Iluminação ascendente de elemento de pedra externo em fachada de casa contemporânea

Iluminação ascendente de elemento de pedra externo em fachada de casa contemporânea

Iluminação em fachada de madeira

Iluminação em fachada de madeira

Iluminação de fachada de pedra

Iluminação de fachada de pedra

Iluminação externa de jardins

Árvore iluminada com luminárias fixas

Árvore iluminada com luminárias fixas

Painel de pedra externo iluminado em fachada de muro externa

Painel de pedra externo iluminado em fachada de muro externa

Iluminação de vasos decorativos do jardim

Iluminação de vasos decorativos do jardim

Iluminação externa embutida no piso de área de piscina

Iluminação externa embutida no piso de área de piscina

Tipos de lâmpadas e luminárias

Claro que os modelos diferem, em alguns casos, de ambientes internos para ambientes externos. Então veja abaixo quais os tipos mais indicados para a segunda opção:

Refletores LED e PowerLED

As famosas lâmpadas LED são ideais para ambientes externos. Isso porque além do baixo consumo de energia das mesmas, elas ainda são uma peça importante na decoração dos ambientes.

Essa opção pode ser utilizada em jardins, na entrada da casa, etc. basta usar a sua criatividade e tirar o melhor proveito dessas peças.

Luminárias e Lâmpadas Fluorescentes

As lâmpadas fluorescentes, também conhecidas como lâmpadas frias ou de luz branca, também são uma excelente opção para quem quer apostar numa iluminação exterior de qualidade. O modelo apresenta uma vida útil longa e é bastante econômica – o que é muito vantajoso.

Se você procura uma lâmpada de qualidade para o seu jardim, por exemplo, e uma economia na conta de luz, esta é a melhor escolha. Sem falar no aspecto decorativo dessa peça, afinal a luz dela, na maioria dos casos, é totalmente branca.

Lâmpadas de vapor metálico

As lâmpadas de vapor metálico são mais indicadas para os ambientes externos que necessitam de uma grande iluminação, como quadras esportivas, campos de futebol, etc. Isso porque essa lâmpada, quando aplicada em projetores – que é o mais indicado – oferece grandes pacotes de luz com uma alta intensidade.

Além disso outra grande vantagem deste modelo é a sua alta eficiência e a sua incrível reprodução das cores.

Então se você precisa de um local com bastante iluminação, não aquela decorativa, mas sim a útil, esta é a melhor opção para o seu projeto.

Distribuição das luminárias / focos de luz

Além do modelo de lâmpada para os ambientes externos existe também uma grande dúvida em como distribuir os focos de luz pelo espaço.

Se você também tem essa dúvida veja abaixo as nossas dicas para um ambiente externo iluminado e lindo:

  • Procure distribuir as lâmpadas ou focos de luz de maneira a minimizar a penumbra, ou seja, distribua as peças de modo em que nenhuma parte fique no escuro. Afinal a iluminação deve ser completa.
  • Opte por lâmpadas mais resistentes. Já mostramos acima alguns modelos de lâmpadas que podem e devem ser utilizados em ambientes externos. Dentre eles procure o modelo mais resistente para que você não precise se preocupar em trocar as lâmpadas constantemente.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários