Pedra Portuguesa – Preço, cores, branca e preta

Como o próprio nome indica, a pedra portuguesa é um revestimento que teve sua origem em Portugal, sendo trazida para o Brasil e levada para outros países lusófonos, com grande divulgação. Ela é famosa por fazer parte do paisagismo do Rio de Janeiro, sendo a pedra utilizadas nos calçadões e também no Largo de São Sebastião, em Manaus.

Há, inclusive a profissão de “mestre calceteiro” em Portugal, que é a pessoa incumbida de fazer o assentamento e também a “arte” com as pedras portuguesas.

Pedra portuguesa calçadão

Pedra portuguesa em um de seus usos mais famosos: os calçadões beira mar do rio de Janeiro

O que é pedra portuguesa

A pedra portuguesa nada mais é do que uma pedra de formato irregular, a partir de calcário e basalto. O basalto – também conhecido como “pedra-ferro” – é uma rocha de granulação fina, de cor acinzentada escura e pertencente ao grupo das rochas ígneas, derivadas da consolidação e esfriamento de magma vulcânico derretido. É utilizado na construção civil há muito tempo, por sua rigidez e resistência.

Versáteis, não precisam de manutenção complicada. É apenas necessário realizar a limpeza periodicamente. Em calçadas, essa limpeza pode ser feita com lavadoras a jato (alta pressão) e sabão neutro. O ideal é limpar com certa frequência para evitar o acumulo de sujeira entre uma pedra e outra.

Uma calçada revestida com pedra portuguesa pode ser motivo de reclamação em um sentido: mulheres com saltos altos acabam por “lascar” e até mesmo quebrar alguns saltos que podem ficar presos entre uma pedra ou outra, se não tiverem sido bem colocadas. Por isso o ideal é o assentamento dessas pedras em locais como praias e passeios em que os calçados utilizados sejam mais informais.

Fotos de Calçadas e Piso de Pedra Portuguesa

Calçada particular de Pedra portuguesa

Calçada particular feita em pedra portuguesa branca e bege, com desenho e mosaico.

nicho para árvore em pedra portuguesa

Nicho para arvore feito em anéis de mosaico de pedra portuguesa

Mosaico em pedra portuguesa em ondas

Mosaico em pedra portuguesa em ondas.

pedras vermelhas soltas no jardim

pedras vermelhas soltas no jardim

mosaicos redondos para passagem em pedra portuguesa

mosaicos redondos para passagem em pedra portuguesa

degraus em pedra porguesa

degraus em pedra portuguesa

mosaico mesclado de pedra portuguesa em 3 cores

mosaico mesclado de pedra portuguesa em 3 cores

escadas em pedra portuguesa

escadas com revestimento dos espelhos em pedra portuguesa

Pedra portuguesa em uso particular

Apesar de famosas em calçadas públicas, passeios e parques de grandes cidades, você pode utilizar o revestimento de pedra portuguesa em sua calçada comum ou próximo à área da piscina, por exemplo. Elas são antiderrapantes, tem ótima vida útil, são resistentes e permitem mosaicos muito bonitos. As cores variam, dando margem a diversos desenhos e mosaicos. As mais utilizadas são preto, branco, amarelo (ou bege) e vermelho-acastanhado. Em algumas regiões do Brasil é possível também encontrar pedra portuguesa na cor azul e na cor verde.

Na frente da casa, algumas pessoas optam por fazer um mosaico divertido com desenhos ou até mesmo palavras que signifiquem algo para os donos da casa. O assentamento deve ser feito por um especialista no assunto, para que saia conforme o esperado e todos os encaixes saiam perfeitos. Do contrário, o trabalho ficará irregular (e nada bonito).

Painel de Pedra Portuguesa

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

6 Comments - Add Comment

Comentários