A calçada é um item tão importante que na maioria das cidades existem até normas e diretrizes para a construção das mesmas e também para sua conservação. Isso acontece porque, apesar de ser público o uso da calçada pelos pedestres, ela é particular em sua manutenção e projeto, já que o dinheiro gasto é do proprietário do imóvel. É sempre bom ficar atento, pois na hora de planejar sua calçada, esse tipo de lei precisa ser consultada para que você não infrinja nenhuma lei municipal.
Isso significa que as calçadas são, via de regra, todas iguais, certo? Não exatamente. Elas precisa sim garantir o ir e vir dos pedestres em segurança, mas não necessariamente precisam ter a “mesma cara”. Elas tem que ser adequadas e garantir a acessibilidade mas você pode incrementar a sua da maneira que quiser, lembrando sempre de não comprometer o passeio público.
Conteúdo
Regras a seguir sobre calçada
A legislação específica sobre calçadas e passeios públicos varia de município para município, mas há diversos pontos que são considerados senso comum na hora de planejar e executar um projeto de calçada, por exemplo:
- Calçadas não devem ter degraus ou muretas para vencer desníveis. Os desníveis devem ser vencidos unicamente na forma de rampa;
- Para que a prefeitura reconheça o projeto de calçada como executado, é necessário que não haja nenhum tipo de interrupção perpendicular ao alinhamento do terreno no percurso da calçada;
- Quando o terreno for mais baixo ou mais alto que o nível da rua, rampas de acesso ao terreno sempre devem começar somente na parte interna do terreno, e nunca na calçada. Essa regra porém é pouco seguida nas cidades e pouco fiscalizada pelas autoridades.
Tipos de calçadas
Na hora de definir como vai ser sua calçada, tenha em mente que o principal é a segurança de todos os que passarão ali. Se a sua propriedade fica numa área com grande trânsito de pessoas, então, o cuidado deve ser ainda maior.
Calçadas com piso anti-derrapante
A primeira dica é escolher pisos produzidos especialmente para áreas externas. Estes pisos costumam ser antiderrapantes e impedirão quedas ou acidentes do tipo. Pedras são as mais escolhidas para esse fim.
Cerâmicas resistentes também podem ser utilizadas, sem problema algum, desde que sejam produzidos para áreas externas. Da mesma forma, os pisos intertravados, que são de fácil colocação (encaixe) e estão disponíveis em várias cores, possibilitando a combinação com as cores da casa.
Calçadas com piso drenante
Existem também os pisos drenantes, capazes de drenas vários litros de água por minuto, evitando poças e alagamentos. Sua vida útil chega a até 20 anos, e seu formato pode ser o mesmo de um piso intertravado convencional, ou pode ser feito em forma de placas de revestimento de piso.
Atenção também para o nivelamento que vai impedir que a água da chuva entre em sua residência. Além disso, é o nivelamento que garante o passeio público de forma satisfatória. Qualquer irregularidade pode gerar multa para o dono da propriedade.
Calçadas de pedra
Outra alternativa também são as calçadas de pedra. Seu acabamento sempre fica muito bom, e a resistências do revestimento também é muito superior aos revestimentos usuais.
Comentários