Piso Flutuante: Saiba o que é e como usar

A hora do revestimento de uma obra é a mais aguardada, pois significa que o projeto está enfim chegando a termo e agora é só fazer o acabamento. Entretanto, essa é uma fase também demorada e que nos dá a impressão de que “não acaba nunca”! Entre as mais diversas situações, está a escolha feita na hora de revestir o chão. Isso porque muitas coisas devem ser levadas em consideração antes de optar pelo melhor: trânsito de pessoas, cômodo pretendido, preço, durabilidade, etc. São inúmeros os tipos de revestimentos que podem ser utilizados em sua obra, mas entre eles vamos falar um pouco dos pisos flutuantes.

Se você ainda não conhece essa categoria de revestimentos, saiba que eles estão cada vez mais se tornando opção por causa de seu efeito estético e por serem simples de instalar.

Piso Flutuante

O que é o piso flutuante

É comum que na hora de escolher o tipo de pavimento, uma das opções que logo vem a cabeça é o revestimento de madeira, mas o piso de madeira historicamente tem a função de trabalhar como sendo o próprio piso e não um revestimento para a laje ou contra-piso. Quando porém, deseja-se usar um pavimento de madeira ou semelhante apenas como revestimento sobre uma laje, chama-se então de piso flutuante. O revestimento flutuante implica em cobrir o contrapiso por uma manta larga de polietileno, com aproximadamente 2 cm de espessura. Em seguida é colocada uma lona plástica que funciona como impermeabilizante.

Alguns exemplos de pisos flutuantes no mercado são os chamados pisos laminados, material de revestimento que simula a madeira com alta resistência à abrasão, o carpete de madeira, material semelhante ao piso laminado, mas com resistência média à abrasão e o o piso de madeira natural mesmo.

Piso flutuante aconchegante

1- Toque aconchegante que o piso flutuante causa, por imprimir a textura da madeira no revestimento do piso

piso flutuante durafloor

2- Piso flutuante laminado claro para quarto amplo

Piso Flutuante quarto 1

3- Piso flutuante com tom de madeira médio revestindo o pavimento do quarto de casal

piso flutuante quarto 2

4- Piso laminado flutuante na decoração do piso de um quarto de casal

O piso flutuante apresenta, além de um acabamento estético agradável e aconchegante, uma ótima resistência e quando bem instalado, uma longa longevidade. Perfeito para compor os mais diversos ambientes, garante ótima proteção contra atritos e também resistência ao calor e a umidade. As tabuas de madeira utilizadas são muito práticas se compararmos com outros sistemas de revestimento. O efeito final é muito moderno, mas com toque clássico.

A instalação do piso flutuante

Entre os materiais utilizados estão a furadeira, raspadeira, o nível, a massa de nivelamento, serra e martelo, além de espaçadores. Este tipo de revestimento necessita de uma série de cuidados especiais na hora da instalação, para evitar evitar que ele se deteriore com a umidade ascendente, da qual trataremos em seguida.

Instalação de piso Flutuante

Processo de instalação do piso flutuante

O contrapiso é recoberto pela manta de polietileno e em seguida a lona plástica impermeabilizante é colocada de maneira que não haja sobreposição, para que fique nivelada corretamente. Algumas empresas também fazem a instalação de uma manta de EVA – que também é ótimo isolante térmico e acústico.

As tabuas que compõe o piso flutuante são serradas e colocadas em disposição de acordo com a parede e com o nível do ambiente. Nos cantos, sempre é deixado 1 cm de espaço, pois o piso costuma “dilatar” e precisará de espaço para isso.

O piso é colado com cola PVA e seu manuseio deve ser restrito a pessoas habilitadas para tal. O piso flutuante é muito bonito, mas é importante que a sua instalação seja feita por pessoas capacitadas para isso, para que não fique desnivelado. Além disso, contratar mão de obra especializada também é sinônimo de economia, já que essas pessoas sabem utilizar o material de forma correta e evitar possíveis desperdícios.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Comentários