Tinta Esmalte para Paredes



Com o passar do tempo, tudo se modernizou, inclusive neste campo, das pinturas, sejam elas externas ou internas. Passamos, a seguir, a transmitir algumas curiosidades e talvez até, esclarecer algumas possíveis dúvidas, sobre este tipo de tinta específico, suas características e os fins a que se destina. Como todos sabemos, mesmo sem muito conhecimento de causa, existe uma infinidade de tipos, cores, texturas e fins a que se destinam as tintas. Por este motivo, deve-se fazer uma pesquisa bastante cuidadosa para se certificar de como e onde poderá, determinada tinta ser aplicada para se obter o efeito desejado, por isso apresentamos hoje as características da tinta esmalte, ou esmalte sintético, com um acabamento brilhoso ou semi-brilho que pode ser usada em madeiras e metais.

Tinta Esmalte Coral

Tinta Esmalte Coral

Afinal quem não quer ver uma bela pintura em casa ou no local de trabalho? Todos queremos, não é mesmo? Então sem mais delongas, passamos a conhecer então algumas curiosidades.

Características

A principal característica deste tipo de tinta é, como o próprio nome diz – esmalte – atribuir um acabamento similar ao esmalte de unhas, ou seja, brilhante.

Elas são, geralmente, tintas prontas para serem utilizadas, depois, é claro, da devida agitação da mesma. São de fácil manuseio e por isso são utilizadas com uma certa frequência, por pessoas não profissionais desta área – de pintura.

Recomendações de uso

Este tipo de tinta pode ser utilizado tanto em ambientes externos quanto em ambientes internos, podendo também ser aplicada em paredes e esquadrias de madeira, metal e outras diversas áreas, que devem entretanto, ser preparadas e limpas adequadamente, antes de serem pintadas. A tinta esmalte ainda oferece uma secagem rápida e um acabamento com um altíssimo brilho, ou seja, satisfação praticamente garantida.

A tinta esmalte brilho garante o acabamento brilhoso em paredes e móveis

A tinta esmalte brilho garante o acabamento brilhoso em paredes e móveis

As cores escruas de tinta esmalte fosco podem ser usadas como lousa em paredes

As cores escuras de tinta esmalte fosco podem ser usadas como lousa em paredes

Tinta esmalte fosco verde escuro sala de estar

O Esmalte sintético é uma tinta que pode ser usada tanto no interior quanto exterior

Como essa tinta se adapta bem a madeira, é muito comum ser usada para pintura de estantes

Como essa tinta se adapta bem a madeira, é muito comum ser usada para pintura de estantes criativas e mobiliário

A pintura de móveis com tinta esmalte sintético garante o acabamento brilhoso e com bom recobrimento

A pintura de móveis com tinta esmalte sintético garante o acabamento brilhoso e com bom recobrimento

Pode também ser usada para o cobrimento de outros elementos construtivos, como esse cobogó de madeira

Pode também ser usada para o cobrimento de outros elementos construtivos, como esse cobogó de madeira

Dicas de Aplicação

Existem várias formas de aplicação da tinta esmalte, devendo se verificar qual delas trará o melhor rendimento para o que se destina.

  • Pode se aplicar com rolos de espuma, pincéis, pistola, etc. Devendo também se verificar as condições climáticas, no entanto, vale lembrar que podem ocorrer diversos problemas por causa de manuseio inadequado da tinta, como pouca ou excessiva dissolução, que acarretará em tinta pesada ou escorrimento da mesma.
  • Existe também um grande problema com as superfícies úmidas, por isso mesmo, antes de aplicar a tinta na sua parede, certifique-se de que a mesma está completamente seca. Porém, de uma maneira geral, a tinta é de fácil aplicação, secagem rápida e excelente rendimento.
  • Lembrando também que a área a ser pintada deve estar livre de toda e qualquer sujidade, como poeira, partículas soltas, pinturas velhas, manchas de gordura, etc. Além disso deve se aplicar duas ou três demãos de tinta, conforme a necessidade da superfície.
  • Outra dica importante para quem vai utilizar este tipo de tinta é começar a pintura sempre pelo centro, deixando as extremidades por último, isso para qualquer superfície que você esteja pintando.E, sempre que acabar a sua pintura, é essencial a aplicação de uma camada de selante por toda a superfície que recebeu a tinta esmalte.

Pois é gente, vale a pena investir na tinta esmalte pois você com certeza ficará contente com o resultado final. E, caso tenha alguma dificuldade procure a orientação de um profissional da área.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários