Tinta para Piso

Algo muito comum na vida de pessoas que residem em casas antigas é não gostar das cerâmicas no chão e nas paredes. Pisos e azulejos têm mudado constantemente: formatos e cores não são os mesmos de anos atrás, não combinam entre si, e essa sensação de desconforto pode ser facilmente mudada sem que para isso gaste-se muito tempo e dinheiro, além de evitar poeira e bagunça na casa toda. A tinta para piso possibilita essa mudança – às vezes radical – da cor das cerâmicas de maneira uniforme e com resultado surpreendente (e com muito brilho!). Elas estão disponíveis nas diversas marcas de tintas pelo país e sua escolha deve ser feita com bastante atenção para que o resultado dure muito tempo. Quanto mais confiança a marca escolhida transmitir, mais tempo o piso ficará brilhando e com aparência de novo.

piso tinta epoxi

Piso pintado com tinta para piso epóxi, acabamento brilhoso, para estacionamento, quadras, indústrias e outros ambientes de alto tráfego.

Tipos de tinta para piso

Há dois principais tipos de tinta para piso disponíveis:

  • Acrílica – resina acrílica diluível em água;
  • Epóxi – mais resistente, dilui-se com solvente;

A tinta para piso Epóxi é a mais recomendada por sua durabilidade e resistência. O processo é muito mais rápido e limpo do que se as cerâmicas fossem ser trocadas literalmente. Porém, é importante lembrar que as instruções do fabricante da tinta devem ser seguidas a risca, para que o resultado seja satisfatório, durável, sem nenhum risco de perder o trabalho semanas depois ou passar pela dor de cabeça de ver a tinta descascando.

Tinta para piso epóxi quadra

Quadra esportiva pintada com tinta epóxi, ideal para locais como esse com alto tráfego de pessoas

Dicas de aplicação de tinta para piso

No geral, para a realização da pintura, deve-se certificar primeiramente que o piso está limpo e seco. Nenhum tipo de impureza, como vestígios de cera de vela, fita adesiva,  ou semelhantes, podem estar presentes no piso a ser pintado. Recomenda-se o uso de água e sabão neutro para eliminar inclusive, todo tipo de gordura ou óleo. Se houver algum tipo de imperfeição profunda, será necessário corrigir com argamassa antes de realizar o processo de pintura.

Após o preparo do piso e da tinta para piso escolhida (conforme instruções na embalagem), pode-se aplicar a primeira demão. Geralmente, mais de uma demão deverá ser aplicada. Há um intervalo de horas entre uma demão e outra, portanto, seguir a recomendação do produto a risca é imprescindível. A tinta para piso pode demorar de quatro até oito horas para secar totalmente, mas a maioria dos fabricantes recomenda que haja um “descanso” de 48 horas para a superfície pronta, se for possível, evitando pisar ou recolocar objetos.

Tinta para piso Suvinil

Tinta para piso da marca Suvinil, uma alternativa em tintas para a pintura do seu piso.

As cores de tinta escolhidas vão depender da intenção do proprietário. É possível transformar um piso escuro em branco claríssimo ou em um tom discreto de cinza, para garantir a sensação de um espaço mais amplo e iluminado. O contrário também é válido. Exteriores com pisos claros podem ser pintados de cores escuras, principalmente onde há maior concentração de entrada e saída de pessoas. O famoso efeito xadrez preto-e-branco também é uma ideia simples, mas ligeiramente trabalhosa. Será necessário o uso de fitas para garantir que uma cor não invada o espaço da outra. O resultado final, porém, é encantador e sempre jovial.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Comentários